Pular para o conteúdo
Transparência

Até com alimentos vencidos: Justiça determina a imediata interdição de Casa Terapêutica em Selvíria

Justiça constatou carência de alimentos ou existência destes com prazo de validade vencido
Valesca Consolaro -
Foto (Divulgação/MPMS)

O Juízo da Fazenda Pública de , atendendo ao pedido formulado pela 4ª Promotoria de Justiça daquela comarca, representada pela Promotora de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias, concedeu liminar em Ação Civil Pública, determinando a imediata interdição da Casa Terapêutica Ilha de Malta, do Município de Selvíria.

Conforme divulgado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), a Juíza Aline Beatriz de Oliveira Lacerda destacou, na decisão, a importância da verificação de irregularidades apontadas com a intenção de saná-las ou ao menos reduzi-las durante a instrução do Inquérito Civil, a fim de proporcionar dignidade aos acolhidos que se encontram em situação de vulnerabilidade.

A partir da visita in loco do Ministério Público à casa terapêutica, foi constatado, em mais de uma oportunidade, várias irregularidades, como ausência de estrutura adequada para cuidado e assistência das pessoas que ali residem.

Além disso, constatou-se ausência de equipe técnica multidisciplinar, bem como equipe de saúde sem enquadramento em políticas públicas nas áreas de assistência social e saúde.

Ainda, o MPMS destacou haver carência ou baixa qualidade de outros recursos fundamentais e de higiene pessoal, como, por exemplo, os desodorantes utilizados pelos residentes, vencidos desde 2019; ausência de itens de cosméticos de uso individual; acessibilidade precária; carência de alimentos ou existência destes com prazo de validade vencido.

Notou-se, inclusive, a ausência de qualquer atividade de lazer, cultural ou recreativa, bem como de atividades na comunidade voltadas a questões educacionais.

Verificou-se, também, que a entidade recebia pessoas indiscriminadamente — pessoa idosa, pessoa com deficiência, pessoa com transtorno mental, pessoa com dependência química — acolhendo a todos que recorressem à entidade.

Ao receber as pessoas desse modo, a instituição não estava atendendo às normativas técnicas pertinentes ao serviço, além de estar funcionando com as licenças vencidas.

Descaso e omissão do município de Selvíria

O Órgão Ministerial aponta na Ação Civil Pública que houve descaso e omissão do Município de Selvíria, ao não efetivar nenhuma medida apta a impedir as atividades contrárias ao que prescreve o ordenamento constitucional.

Diante disso, foi dado ao município o 30 dias para remover as pessoas atualmente acolhidas na Casa Terapêutica Ilha de Malta para entidade, instituições ou unidades adequadas às necessidades especiais de cada um, ou, alternativamente, terá que viabilizar o retorno dos pacientes ao convívio familiar.

Foi fixada multa diária de R$ 10 mil, se a Casa Terapêutica Ilha de Malta ou o Município de Selvíria não cumprirem com a decisão judicial.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura pelo e-mail oficial da instituição e por WhatsApp, para saber o diz sobre o caso, mas não houve retorno até a publicação. O espaço permanece aberto para acréscimo de informação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

STF livra igreja Universal de multa de R$ 23 milhões por demolir casarões históricos em BH

pantaneta

Festa tradicional em MS, Pantaneta 2025 é cancelada e ingressos serão devolvidos

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Boca de fumo é fechada no Guanandi com apreensão de 500kg de maconha

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Morte de Emanuelly choca vizinhança e revela insegurança de moradores 

Últimas Notícias

Trânsito

Caminhão atinge Blazer na BR-262 causando acidente grave e evade do local

Causador do acidente seria um caminhão amarelo carregador de minérios que fugiu, mas foi filmado posteriormente, por câmeras de segurança

Política

Câmara aprova projetos sobre empreendedorismo e sustentabilidade para jovens

Vereadores de Campo Grande aprovaram 11 projetos na sessão desta quinta-feira (28)

Polícia

Donos de postos de combustíveis foram ameaçados de morte por integrantes do PCC, aponta MPSP

Eles se infiltraram em toda a cadeia produtiva do álcool e também no mercado financeiro

Polícia

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Ivan Miyazato é sócio de investigado por ser do alto escalão da facção