Após denúncia, MPMS recomenda que prefeitura de Naviraí crie cotas raciais em concursos públicos 

Prefeitura tem 90 dias para adotar medidas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Naviraí (Júlio Fernando, PMN, Divulgação)

A prefeitura de Naviraí, município 366 quilômetros distante de Campo Grande, tem 90 dias para adotar medidas voltadas à criação de cotas raciais e sociais em concursos públicos municipais. 

A recomendação foi formalizada pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em 17 de setembro de 2024, e publicada nesta quinta-feira (19), em diário oficial

De acordo com o documento, a recomendação assinada pela promotora de Justiça, Fernanda Proença de Azambuja Barbosa, tem como objetivo promover a inclusão de grupos étnico-raciais e socialmente vulneráveis no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta.

A promotora dá um prazo de 90 dias para que a prefeita Rhaiza Matos (PSDB) adote as medidas necessárias para instituir a reserva de vagas em concursos públicos para pessoas pertencentes a grupos étnico-raciais e vulneráveis, como pessoas com deficiência. 

A recomendação também inclui a exigência de avaliação periódica da eficácia dessas políticas, bem como a atualização dos dados cadastrais de todos os servidores municipais quanto aos marcadores de “raça/etnia” e “deficiência”.

Denúncia 

A recomendação surgiu após a constatação, por meio de denúncia recebida pela Ouvidoria do Ministério Público, de que o último concurso público realizado pela Prefeitura de Naviraí não contemplou a reserva de vagas para esses grupos. 

Segundo a promotora, tal medida é imprescindível para cumprir com as normativas nacionais e internacionais de direitos humanos, que o Brasil se comprometeu a adotar, como a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância.

O município tem até 30 dias para responder à recomendação, informando se acatará as orientações do Ministério Público. Se não houver, medidas judiciais cabíveis poderão ser adotadas.

Conteúdos relacionados

jamilson investigação
Prefeitura de Caarapó passará a divulgar lista de espera para vagas em creches do município (PMC, Divulgação)
prefeitura