Pular para o conteúdo
Transparência

Vereador acusado de fraudes em licitações vai para prisão domiciliar após sofrer infarto

Ele chegou a ficar na UTI e vai ficar em casa para tratamento médico
Renata Portela -
amambai valter vereador
Vereador foi preso preventivamente em novembro (Reprodução; Redes Sociais)

O vereador Valter Brito da Silva (PSDB), de , a 351 quilômetros de , teve prisão domiciliar concedida na quinta-feira (14). Ele estava preso preventivamente desde a Operação Laços Ocultos, em 16 de novembro.

A decisão é do desembargador relator Luiz Claudio Bonassini da Silva. Inicialmente, o desembargador negou o pedido de liberdade de Valter. Porém, considerando as questões de saúde, Bonassini converteu a prisão preventiva em domiciliar.

Ainda conforme a decisão, foi concedido habeas corpus enquanto se fizer necessário, pelo atual quadro clínico de Valter. O vereador afastado poderá sair de casa apenas para tratamento médico.

Valter sofreu um na última segunda-feira (11) e, desde então, permaneceu internado. Ele chegou a ficar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e recebeu alta médica na quarta-feira (13).

Preso na operação

Valter foi preso na Operação Laços Ocultos, do Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) com apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Ele teria recebido mais de R$ 5 milhões em propina de empresários.

Ainda conforme a denúncia, Valter é acusado de comandar um esquema de corrupção e fraudes em licitações. A denúncia foi oferecida em 1º de dezembro, pelos promotores do Gecoc Adriano Lobo Viana de Resende e Humberto Lapa Ferri, além da promotora Nara Mendes dos Santos Fernandes.

Já no dia 6, o juiz Daniel Raymundo da Matta, da Vara Criminal de Amambai recebeu a denúncia e tornou os 17 investigados réus.

Conforme as investigações, o vereador e também ex-vice prefeito Valter Brito é acusado de comandar a organização criminosa. O grupo teria desviado público através da criação das empresas fictícias.

Ao todo, 13 empresas são relacionadas a Valter, sendo que todas estão em nome de familiares e pessoas próximas ao parlamentar.

Na operação, mandados foram cumpridos em Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Após a prisão, Valter foi afastado das funções na Municipal de Amambai.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Advogada revela por que abandonou defesa de Hytalo Santos e Euro

Recém-nascido abandonado em caixa de frutas deve ser levado para abrigo em Aquidauana

Dourados reativa voos comerciais e espera ‘reconexão’ comercial com o mundo

TSE mantém decisão contra suplente por propaganda irregular em Amambai

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende cobrança e aplicação de multas em Campo Grande após fim de contrato

‘Trabalha na empresa traficante’: morto na 14 de Julho exaltava tráfico nas redes sociais

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

‘Perrengue chique’: Noivos dão sacolinha e convidados levam 1,1 mil doces em poucos minutos

Últimas Notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro diz que STF ‘entregará cabeça de Moraes na bandeja’

Declaração foi feita durante o ato de 7 de setembro, em Copacabana

Política

Senado vota pena maior a quem fornece drogas a menor de 18 anos

O projeto passou pelas Comissões de Direitos Humanos e de CCJ

Transparência

Por R$ 777 mil, prefeitura de Aquidauana contrata projeto de pavimentação, drenagem e sinalização

Contrato é válido por 12 meses

Cotidiano

Serasa faz mutirão de renegociação on-line com até 99% de desconto nesta terça

É possível aderir à campanha de renegociação também nas agências dos Correios