A SED (Secretaria de Estado de Educação) contratou a Fundação Getúlio Vargas para realizar o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul. O extrato do contrato, de R$ 5,2 milhões, foi publicado nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a publicação, o objeto do contrato é a contratação de serviços para elaboração e operacionalização de avaliação de competências básicas para realização do Saems (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul), para os estudantes da Rede Estadual de Ensino do Estado.

A vigência contratual será de 12 meses, a contar da data de assinatura. O ordenador de despesas é Anderson Soares Jbara e assinam pelo contrato Helio Queiroz Daher e Carlos Ivan Simonsen Leal.

Saems

O Saems foi implementado em Mato Grosso do Sul em 2003 para verificar os impactos do programa no desempenho dos estudantes. A partir de 2008, a avaliação passou a ser aplicada de forma censitária. Esse acompanhamento histórico permite que as escolas façam comparativos e ajustes necessários para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.