Pular para o conteúdo
Transparência

Contrato com empresa de vice-prefeito de Itaquiraí é alvo de investigação

Termo foi assinado sem licitação, no valor de R$ 350 mil
Adriel Mattos -
Itaquiraí licitação
Prefeitura de Itaquiraí (Divulgação/PMI)

O (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) abriu inquérito civil para apurar supostas irregularidades na contratação de uma empresa de propriedade do vice-prefeito de , Bruno Bogoni (PP). O edital foi publicado na edição desta segunda-feira (9) do DOMPMS (Diário Oficial do MPMS).

Em maio de 2022, uma denúncia anônima chegou à Promotoria de Justiça de Itaquiraí, que abriu uma notícia de fato para dar andamento ao caso. A empresa foi contratada sem licitação por R$ 350,8 mil para prestar serviços de consulta em psiquiatria à Secretaria Municipal de Saúde.

Instado a se manifestar pelo promotor de Justiça Paulo da Graça Riquelme de Macedo Júnior, o prefeito Thales Tomazelli (PP) criticou a aceitação da denúncia, que poderia se provar falsa.

“O Município tem conhecimento que a regra geral da Constituição Federal é a obrigatoriedade da realização de licitação quando houver necessidade de contratação pela administração pública, contudo, inexistem psiquiatras aprovados no último concurso”, pontuou.

Em setembro de 2022, a promotora de Justiça Karina Ribeiro dos Santos Vedoatto determinou a conversão da notícia de fato em inquérito civil, visto que o prazo se esgotou e também a necessidade de analisar a documentação referente ao contrato.

Prefeitura nega irregularidades em contrato com vice-prefeito de Itaquiraí

O inquérito civil foi formalmente aberto em outubro e a prefeitura voltou a ser intimada em dezembro do ano passado. Como prevê a Lei Orgânica do MPMS, a Promotoria está autorizada a investigar e eventualmente estar “imputando suposta responsabilidade ao Municipal”.

Em nota, o Departamento de Comunicação da prefeitura informou que prestou os esclarecimentos devidos ao MPMS e que o contrato é necessário e qualquer empresa pode se credenciar para prestar o mesmo serviço. Leia o comunicado na íntegra abaixo.

“A PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUIRAÍ teve conhecimento da Notícia de Fato instaurada pelo Ministério Público, para apuração de eventual ilegalidade no Credenciamento cujo o objeto é o credenciamento de empresas prestadoras de serviços médicos na área de saúde.

O Município foi intimado a prestar esclarecimentos, oportunidade em que apresentou as informações e documentos requeridos pelo Ministério Público.

Atualmente, o Município aguarda o deslinde do procedimento junto ao Ministério Público e se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos que se fizerem necessários pelo órgão de fiscalização.

O contrato vigente é um credenciamento para atendimento de consulta na área de psiquiatria, ante a necessidade da população de Itaquiraí.

O Credenciamento fica aberto a empresas interessadas, tendo em vista que qualquer empresa que deseja atender o Município poderá se credenciar e prestar o serviço médico.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Assinatura do contrato da PPP do Hospital Regional deve acontecer em março de 2026, prevê governador

Lula cita ‘truco’ para criticar posição de Trump sobre tarifaço

Festas julinas, obra e eventos religiosos interditam ruas de Campo Grande neste fim de semana

Campo Grande fecha acordo para retomar plano de revitalização da Rotunda

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Repronutri 2025 reunirá especialistas para debater o futuro da pecuária em MS

Últimas Notícias

Sem Categoria

Duas ficam feridas e carro invade muro após colisão em cruzamento mal sinalizado no Oliveira

Segundo moradores, a residência que teve o muro danificado teria sido entregue hoje

Cotidiano

‘CCZ nas ruas’ oferece atendimentos gratuitos na Associação de Moradores do Coophavilla II nesta sexta

Haverá coletas de materiais para diagnóstico de leishmaniose em cães, além da avaliação de suspeitas de lesões por esporotricose em felinos

Brasil

Barragem em Brumadinho tem nível de emergência elevado; famílias do entorno são evacuadas

Dez famílias estão em área considerada perigosa

Cotidiano

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Fieis pediam orientação ao arcebispo sobre participação em tal movimento