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Transparência

Com investimento de R$ 18 bilhões, audiência discute relicitação da Malha Oeste na quarta

Audiência sobre relicitação da Malha Oeste em Campo Grande é a primeira discussão; segunda está marcada para ocorrer em Brasília
Gabriel Neves -
malha oeste divulgação
Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação, Governo de MS)

Ocorre nesta quarta-feira (26) pública que irá discutir a relicitação da ferrovia Malha Oeste, que corta e São Paulo, com previsão de investimentos em torno de R$ 18 bilhões. A reunião foi confirmada em março deste ano e ocorrerá em Campo Grande.

Uma segunda audiência pública está programada para o dia 3 de maio, em , na sede da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

De acordo com a agência, o credenciamento ocorre a partir das 13 horas da quarta e possui capacidade de 150 lugares. A discussão ocorre das 14h às 18h.

O objetivo é colher sugestões e contribuições às minutas de edital e contrato e aprimoramento dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental em relação à Malha Oeste.

A previsão de investimento é de cerca de R$ 18 bilhões, previstos, exclusivamente, para o atendimento da demanda e operação ao longo dos anos de concessão, com destaque para modernização da via permanente da linha tronco.

A relicitação traz novas propostas de modernização para a Malha Oeste. Confira algumas:

  • Modernização, ampliação e construção dos pátios de cruzamento;
  • Sinalização e CCO, que visam permitir a comunicação por satélite entre o CCO e os equipamentos de bordo;
  • Investimento em oficinas, instalações e aquisições de equipamentos de via;
  • Minimização de conflitos urbanos, através da instalação de 21 intervenções integrada simples, 43 intervenções de integrada completa e 1 contorno ferroviário;
  • Melhoramento da frota, através da renovação e aquisição de novos veículos para que a empresa possa garantir a eficiência das operações.

A Malha Oeste tem 1.973 quilômetros de extensão saindo de , em Mato Grosso do Sul, até Mairinque, em São Paulo. Era controlada pela Rumo Malha Oeste, que também detém as concessões das Malhas Paulista, Norte, Central e Sul. Em julho de 2020, a Rumo protocolou, junto à , pedido de adesão ao processo de relicitação.

Conforme cronograma da ANTT, o processo está em fase de estudos. No terceiro trimestre deste ano está prevista a publicação do edital e no quarto trimestre, acontece o leilão. A empresa vencedora do processo de relicitação assina contrato no início do próximo ano.

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