Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeitura tenta mudar indígenas para apartamentos e caso vira inquérito federal em Naviraí

Comunidade rejeitou deixar área próxima a córrego para morar em condomínio
Renan Nucci -
Comunidade de indígenas Guarani e Kaiowá do tekoha Mboreviry, em Naviraí. Foto: Cimi
Comunidade de indígenas Guarani e Kaiowá do tekoha Mboreviry, em Naviraí. Foto: Cimi

O MPF (Ministério Público Federal) instaurou inquérito civil para acompanhar o processo de realocação de famílias indígenas da comunidade Romero Benites, em Naviraí, a 359 quilômetros de . Os moradores ocuparam uma APP (Área de Preservação Permanente) às margens do córrego do Touro e se recusam a se mudar para apartamentos populares em razão da distância e por questões culturais.

Área ocupada por indígenas

As investigações são conduzidas pela procuradora da República Palomas Alves Ramos. Consta nos autos que inicialmente foi instaurado um procedimento preparatório para verificar junto ao município a possibilidade de regularização do assentamento dos indígenas que estavam ao lado do córrego, que além de ser área de preservação, é um ambiente de risco, propenso à erosão em períodos de chuvas intensas.

A comunidade indígena, no entanto, manifestou interesse em permanecer no local desde que fossem implementadas políticas públicas voltadas para infraestrutura, educação e saúde, sem descartar a possibilidade de remanejamento. Desse modo, a prefeitura ofereceu possibilidade de alocar os moradores em apartamentos do Programa Habitacional Residencial Nelson Trad I, II, III e VII, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida.

Porém, a comunidade não aceitou, por acreditar que viver em condomínios com apartamentos seria incompatível com seu modo de vida. Além disso, a área fica a seis quilômetros de distância do residencial, o que contribuiu para a decisão deles. Consta que a prefeitura tem estudos em andamento para consolidar um plano que atenda a comunidade, por meio de uma parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Arquivamento negado e instauração

Neste sentido, surgiu a possibilidade de arquivamento do procedimento preparatório, em razão da postura dos moradores e das propostas apresentadas pelo poder público. Contudo, a procuradoria decidiu levar o caso adiante e converteu o procedimento em inquérito civil, uma vez que a demanda não foi solucionada.

O objetivo da investigação é “apurar se há possibilidade de reassentar as famílias da comunidade indígena Romero Benites, que vivem às margens do córrego do Touro, garantindo-lhes condições dignas de moradia e acesso a melhorias, como energia elétrica”. A proposta considera que as famílias indígenas aceitaram a mudança, mas desde que não seja para apartamentos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arlindo Cruz é internado em CTI com diagnóstico de derrame pleural

mst

Associação dos Oficiais Militares de MS repudia falas de Zeca do PT sobre atuação do Choque em bloqueio do MST

Motoentregador morre após acidente entre carro e ônibus na Joaquim Murtinho

tereza gerson

Tereza cita Gerson Claro como nome da União Progressistas ao Senado

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

Federação diz que prova que terminou com morte de pecuarista não era autorizada

Trump assina ordem executiva para evitar efeito cumulativo de tarifas sobre automóveis e peças

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Anitta aciona órgão federal para impedir uso de seu nome em cosméticos

Anitta e a farmacêutica Farmoquímica estão travando uma disputa envolvendo o uso do nome artístico da cantora em linhas de cosméticos. Segundo a assessoria de comunicação da artista, a empresa pretende utilizar o nome “Anitta” em produtos de beleza, mas atualmente possui autorização apenas para o uso da marca “Annita” — com dois “N” — … Continued

Mundo

Vaticano confirma desistência de segundo cardeal apto a votar no Conclave

Com nova desistência o número de cardeias passa a ser de 133

Emprego e Concurso

Cooperativa realiza ação de cadastro de interessados em atuar na unidade em São Gabriel do Oeste

Cadastro será realizado no dia 9 de maio em Campo Grande, na Associação dos Moradores do bairro Nova Lima

Le Blog Maria Antonia

Fernanda Torres é destaque em desfile da Chanel na Itália

Para apresentar sua coleção Cruise 2025/26, a Chanel desembarcou às margens do Lago de Como, na Itália, em um cenário de pura elegância. O desfile foi realizado no icônico hotel Villa d’Este, um palácio renascentista, e contou com a presença de um time estrelado, incluindo a atriz brasileira Fernanda Torres. Inspirada no universo do cinema, … Continued