Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeitura avalia legalidade de greve dos motoristas em Campo Grande e pode mover ação

Objetivo é garantir o mínimo de funcionamento das linhas
Renan Nucci -
Greve deixa terminais vazios em Campo Grande
Greve deixa terminais vazios em Campo Grande. Foto: Henrique Arakaki

A Prefeitura de avalia a legalidade da greve dos motoristas de ônibus do Consórcio Guaicurus, deflagrada na manhã desta terça-feira (21). Os trabalhadores alegam falta de pagamento por parte da empresa devido à suposta falta de recursos.

O secretário Odilon Júnior, titular da (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), disse ao Midiamax que a greve, antes de ser iniciada, deve seguir alguns requisitos, sob risco de ser considerada ilegal.

Dentre os requisitos, consta, por exemplo, a realização de fórum e assembleia, bem como a manutenção de pelo menos 30% da atividade, em razão de ser considerado serviço essencial. No entanto, os indícios são de que todas as linhas estão inoperantes no momento.

Assim, a Procuradoria do município vai avaliar a legalidade do movimento e, se for o caso, mover ação para garantir o serviço à população. “Com certeza a Procuradoria vai analisar a situação e obrigar a manutenção do mínimo [de 30%]”, explicou.

Greve e crise

O secretário ressaltou ainda que já havia uma reunião marcada para esta tarde com a prefeita Adriane Lopes, para discutir a situação do Consórcio, no entanto, a greve surpreendeu a gestão e a reunião pode ser antecipada ainda para esta manhã.

Odilon pontuou que o transporte público enfrenta crise em todo o país desde o início da pandemia, cenário que foi agravado com a instabilidade econômica e o constante aumento do combustível. “Falta mais ajuda do Estado e da União, que poderiam fortalecer isso”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional