Pular para o conteúdo
Transparência

Município tem 30 dias para elaborar novas diretrizes para descarte de resíduos em Campo Grande

Questão foi levantada em reunião com o Ministério Público e Trabalhadores
Renan Nucci -
Autoridades em reunião. Foto:

A Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos) vão apresentar, em 30 dias, um ato para implementar novas diretrizes sobre o descarte de resíduos em . A medida será adotada após reunião realizada nesta semana com o (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul). 

Além da Agetran, da Semadur e do MPMS, por meio da 34ª Promotoria de Justiça e do Núcleo Ambiental, participaram também a Sisep (Secretaria Municipal de infraestrutura e Serviços Públicos), trabalhadores e empresários que fazem de transporte de entulhos de construção em caminhões basculantes e poda de árvores.

De acordo com o promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida, o objetivo do encontrou foi conscientizar os trabalhadores e empresários o uso do Controle de Transporte de Resíduos Eletrônico (CTR-e), bem como das penalidades para quem não estiver com o documento.  O Controle de Transporte de Resíduos (CTR) é um documento numerado que fornece informações sobre a expedição, o transporte e o recebimento dos resíduos no local de destinação final. 

“A gente não quer que haja descartes de resíduos em lugares incorretos, pois sabemos que as pessoas que não têm CTR não vão conseguir jogar em lugares legalizados, pois os aterros sanitários de construção civil não podem receber resíduos sem o referido documento”, afirmou o Promotor do Núcleo Ambiental do MPMS, Luciano Furtado Loubet.

Na reunião, foi informado ainda que o transporte sem essa documentação pode configurar crime ambiental, em razão do descumprimento de obrigação de relevante interesse ambiental (art. 68 da Lei n. 9.605/98) e o depósito irregular de Resíduos da Construção Civil pode configurar crime de poluição, independentemente do transporte irregular. São crimes que acarretam a em do infrator, além de apreensão do veículo, com risco, inclusive, de que a Justiça decrete o perdimento desse bem.

Ao final, restou deliberado que a Agetran e a Semadur, no prazo de 30 dias, irão elaborar um ato interno conjunto, a partir do qual serão esclarecidas especificidades levantadas na reunião, especialmente quanto ao transporte de raspagem de terra com vegetais para fins de pequenas terraplanagens e eventual isenção de licença para que haja o recebimento desses resíduos, troncos e outros volumosos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Israel lança ataque a lideranças do Hamas em Doha, no Catar

Desdobramento de investigação sobre corrupção em obras de Terenos levou prefeito à prisão

Prefeito e mais seis são presos em Terenos e transferidos para Campo Grande

esfirraria nao poupa cliente que saiu sem pagar

Na cara da dona, cliente sai sem pagar e esfirraria não poupa: ‘vagabundo, isso que você é’

Notícias mais lidas agora

Prefeito e mais seis são presos em Terenos e transferidos para Campo Grande

Justiça aceita ação e manda intimar Patrola e Engenex por desvios de R$ 7,3 milhões

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus é retomado nesta terça-feira

ônibus

Relatório da CPI do Consórcio Guaicurus deve ser adiantado para esta semana

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Avaliação profunda’: Comitê da Sesau inicia diagnóstico para reestruturar saúde da Capital

Coordenadora do comitê gestor, Ivone Kanaan Nabhan Pelegrinelli, promete medidas rápidas, priorizando transparência e qualidade nos serviços

Transparência

Prefeito é apontado como líder de organização criminosa que prendeu 16 em Terenos

Após um ano de investigação, promotores confirmaram que Henrique Budke chefiava esquema de corrupção que direcionava licitações

Polícia

Ginecologista acusado de crimes de assédio sexual passa por julgamento ético no CRMMS

O ginecologista é acusado de assédio em consultas

Cotidiano

Fumacê reforça o combate à dengue em sete bairros nesta terça; confira

Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas