Pular para o conteúdo
Transparência

Detran-MS muda regras para tirar CNH e autoescolas têm 60 dias para se adequar

Mudanças dizem respeito quanto ao número de alunos registrados por carro e monitoramento por vídeo
Renan Nucci -
CNH Social
Centros de Formação têm prazo para reajustar processo das CNHs.

Portaria do (Departamento Estadual de de Mato Grosso do Sul), publicada no Diário Oficial desta terça-feira (7), muda as regras para os procedimentos de obtenção de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). As autoescolas têm 60 dias para se adequar.

Conforme documento assinado pelo presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Júnior, a medida leva em consideração a necessidade de ajustes da legislação estadual às normas federais, quanto ao controle do número de candidatos por frota de veículos e do índice de aprovação nos exames teóricos e práticos de direção veicular.

Neste sentido, os CFCs (Centros de Formação de Condutores) que não atenderem às exigências e cometerem irregularidades, poderão ser penalizados com risco de das atividades.

Mudanças da CNH aplicadas pelo Detran-MS

Entre as principais mudanças no processo de CNH consta que, de acordo com a frota de casa autoescola, serão permitidos o máximo de 28 registros de alunos por cada carro por mês. As aulas de prática de direção nas categorias “A” ou “ACC” serão dispensadas da gravação contínua de áudio e vídeo.

Para as demais categorias, os CFCs deverão capturar e armazenar no mínimo oito imagens durante o percurso de aula, sendo quatro do instrutor e quatro do candidato. Aplicar aula prática em veículo que não possua o sistema de monitoramento em funcionamento pode resultar em advertência ao profissional e à empresa.

Utilizar qualquer ferramenta, sistema ou instrumento que impeça o monitoramento da aula, por exemplo, pode resultar em suspensão por 30 dias. Outras informações podem ser consultadas na portaria, disponível no anexo abaixo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preso é executado com vários tiros quando saia da Gameleira em Campo Grande

Bebê de 42 dias é apunhalado até a morte pela mãe em cidade paraguaia

Zé Felipe descreve Ana Castela ao revelar seu tipo ideal de mulher: ‘Eu gosto’

Briga entre irmãos tem descoberta de mulher mantida em cárcere em Jardim

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos disfarçava mais de R$ 600 mil em propina falando de carro: ‘motor é 3.1?’

ana portela relatório

Relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus foi aprovado por unanimidade, diz vereadora

STF faz maioria para condenar Cid por abolição do Estado democrático de Direito

sol

Quinta-feira será de calor intenso e tempo seco em MS

Últimas Notícias

Brasil

Voto de Fux ganha destaque na mídia internacional: ‘rompendo com os pares’

Leitura do voto de Fux teve duração de 13 horas e absolvição de Bolsonaro

Polícia

Homem fica inconsciente após ser agredido no rosto em Nova Andradina

Vítima foi encaminhada ao hospital na tarde dessa quarta-feira (10)

Emprego e Concurso

De fisioterapeuta a frentista, Campo Grande tem 1,3 mil vagas abertas na Funsat

Nesta quinta-feira (11), 181 empresas da Capital anunciam oportunidades de trabalho em 140 profissões diferentes

Política

Com voto de Cármen Lúcia, veja o horário do julgamento de Bolsonaro nesta quinta-feira

Voto da ministra pode decidir destino do ex-presidente