Ação pede abertura de 78 leitos de UTI para atendimento de mães e bebês em MS
Procedimento é fruto de investigação que apurava ausência de vagas nas unidades de referência
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) propôs ação contra o município de Campo Grande e o Estado, para que eles abram 29 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal, 21 leitos de Unidades de Cuidados Intermediários e 28 leitos de Unidades Canguru — que presta assistência ao recém-nascido prematuro.
De acordo com a promotora Daniela Cristina Guiotti, da 76ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública, o poder público deve prover os leitos, seja por meio de construção, reformas ou adaptação das unidades já existentes, seja por meio de convênio com hospitais privados, com todo o aparato necessário conforme o SUS (Sistema Único de Saúde).
Ela pede também que recém-nascidos não sejam mais mantidos nos centros obstétricos dos hospitais públicos. A ação é fruto de inquérito que investigava a carência de leitos de UTI Neonatal não só em Campo Grande, mas como em todo o Estado, o que tem provocado superlotação na Santa Casa, Hospital Regional, Maternidade Cândido Mariano e outras unidades especializadas.
Apesar de diversas reuniões em busca de uma solução, a situação se agravou nos últimos meses. “Assim, a operacionalização de novos leitos de UTI neonatal pleiteados na ação civil pública é necessária para atendimento digno dos recém-nascidos que necessitam de tais leitos não só em Campo Grande, mas em todo o Estado de Mato Grosso do Sul”, lê-se em nota do MPMS.
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
Corpo em decomposição é encontrado às margens da MS-112 em Selvíria
Um corpo em decomposição foi encontrado na tarde desta sexta-feira (22), às margens da MS-112, no assentamento São Joaquim, em Selvíria, cidade localizada a 399 quilômetros de Campo Grande. Conforme o Boletim de Ocorrência, o cadáver foi encontrado ao lado de um veículo Renault Clio, de cor preta. Ainda de acordo com o registro, trata-se…
Relatora diz que CPMI do 8 de Janeiro contribuiu para indiciamento de Bolsonaro pela PF
Ao todo, 37 pessoas foram citadas pela corporação, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
123Milhas: prazo para incluir nome na lista de credores vai até terça
Medida para quem tem valor a receber ou corrigir valor a ser devolvido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.