Pular para o conteúdo
Transparência

TJMS cria canal de atendimento via WhatsApp para processos em segundo grau

Sistema idealizado durante a pandemia de coronavírus está em fase de testes e visa a oferecer facilidades para usuários do Poder Judiciário
Arquivo -

A Secretaria Judiciária do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) iniciou testes de um novo canal de comunicação, que usará o WhatsApp para contatar a população e partes de processos que tramitam em segundo grau. O sistema foi idealizado a partir da necessidade de a Corte manter os serviços em regime de durante a de coronavírus.

“Percebemos que várias instituições disponibilizaram um canal que permite todo tipo de atendimento rápido, não sendo este necessariamente o telefone. Assim, criamos o canal pelo aplicativo de mensagens e, no segundo dia de atendimento, já percebemos o quanto a sociedade estava carente dessa proximidade”, explicou o diretor da Secretaria Judiciária, Sérgio Getúlio Silva Jr.

Ele tem atendido pessoalmente a demanda no canal em fase de testes. Durante três dias, a demanda foi diversa, de informações sobre como fazer sustentação oral a dados das custas, certidões e andamento de autos. Ao ser implementado em definitivo, o sistema terá uma servidora responsável pelo processamento das demandas.

“Antes do novo canal, as pessoas ligavam em ramais diversos e explicavam suas demandas. Eram transferidos, às vezes, mais de uma vez em diferentes setores, tornando a procura exaustiva e demorada. Não queremos que isso continue. Com a demanda em mãos, basta acionar o canal e direcionaremos imediatamente para o setor correto”, concluiu Sérgio.

Como funciona o sistema

Para facilitar o acesso ao novo canal, o link https://wa.me/message/6XXHEFIF2EAAG1 foi incluído no menu Telefones Úteis do site do TJMS, permitindo adicionar o novo canal em qualquer celular que tenha o WhatsApp. O portal do tribunal também oferece um QRCode em sua página inicial (na área superior direita), escaneável pelas câmeras de celulares.

Quando acionado, o canal dispara automaticamente a mensagem: “Seja bem-vindo (a) à Sec. Judiciária. Este canal de atendimento é exclusivo para informações processuais de 2° grau de jurisdição (processos em trâmite nas Câmaras, Seções e Órgão Especial).

Se for processo em 1° grau você deve entrar em contato no fórum da comarca;

Se deseja falar sobre precatórios, ligar no 3314-1727;

Se for recursos de competência da Vice-Presidência, você deve ligar 3314-1418.

Para continuar o atendimento, por gentileza, informe o número do processo e a informação desejada”.

Durante o atendimento, outras informações são acrescidas como, por exemplo: “Para requerer sustentação oral ou antecipação de julgamento você deve acessar http://www5.tjms.jus.br/institucional/plenarios-virtuais.php e seguir todas as orientações descritas na página”.

Entre os encaminhamentos está: “Se seu processo já está incluído na pauta do julgamento telepresencial, repassaremos sua solicitação para a Coord. de Apoio às Sessões. Se necessário mais informações, você pode entrar em contato pelo telefone 3314-1628”.

“Precisa de certidão? O canal informa como proceder: Para emitir guias de custas de 2°grau você pode acessar o portal e-SAJ pelo endereço http://esaj.tjms.jus.br/e-SAJ. Para mais informações entrar em contato com a Distribuição de 2° Grau pelo telefone 3314-1422 ou (67) 99256-4696”.

“Necessita de documentos? A informação é esclarecedora: Como você solicitou a expedição de ofício/mandado, repassaremos o número de seu processo para a coordenadoria de expedição providenciar. Gentileza acompanhar pela movimentação processual no portal e-SAJ”.

Se a informação que a pessoa precisa é de outro setor que não da Secretaria Judiciária, o canal direciona o atendimento. Por fim, forem necessárias informações sobre o edital publicado pelo Departamento de Precatórios, você deve enviar um e-mail para processamentodeprecatorios@tjms.jus.br.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mais 75 famílias recebem títulos de terreno para regularização de ocupações em Dourados

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

VÍDEO: Jovem morre ao bater de frente com carro quando fazia manobras de motocicleta na MS-338

Funsat

De farmacêutico a repositor, Funsat anuncia 1,9 mil vagas nesta terça-feira

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

MC Daniel se pronuncia após ser acusado de agredir ex-noiva; entenda

Últimas Notícias

Polícia

Presos suspeitos de furtar duas caminhonetes em Maracaju

Um dos autores foi preso um mês depois por tráfico

Mundo

Trump exige trégua na Ucrânia em 50 dias e ameaça Rússia com tarifas

Tarifa pode chegar a 100%, o que afetaria países como China, Índia e Brasil

Cotidiano

Com o estoque abastecido, nova insulina produzida no Brasil não tem previsão para chegar em MS

Produção de insulinas foi retomada no país após 20 anos

Polícia

Professor acusado de importunação sexual contra alunas é mantido em sala de aula em MS

Justiça negou afastamento do professor