Pular para o conteúdo
Transparência

STJ barra recurso de réus na Lama Asfáltica para trancar ação e obter dados bancários

Edson Giroto, Maria Wilma Casanova e Wilson Roberto Mariano de Oliveira tentavam suspender andamento de ação penal por peculato
Arquivo -
Trecho da MS-184
Trecho da MS-184

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou recurso em habeas corpus para , Maria Wilma Casanova e Wilson Roberto Mariano de Oliveira, réus da Operação Lama Asfáltica. A apelação buscava suspender processo em que o trio é implicado em peculato e falsidade ideológica. Além disso, tentava obter os dados bancários e fiscais cujos sigilos foram quebrados com autorização da Justiça.

A 3ª Câmara Criminal do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) já havia barrado o habeas corpus no último dia 8 de abril, sob a justificativa de que o recurso deveria ser apresentado à Vara de Direitos Difusos e Coletivos – onde corre a ação penal por peculato e falsidade ideológica -, e não à 1ª Vara Criminal.

Giroto, Maria Wilma e Beto Mariano, então, recorreram ao STJ, onde não tiveram melhor sorte. Em decisão do último dia 12, disponibilizada hoje (14), o ministro Ribeiro Dantas corroborou com os argumentos do TJMS e negou seguimento ao pedido.

As defesas do trio alegam que a negativa de acesso aos dados bancários e fiscais dos réus configura cerceamento de defesa. O recurso pedia cópias das informações referentes a todos os implicados na ação. Além disso, requeria ampliação de prazo para manifestação nos autos do processo – embora, segundo decisão do TJMS, tenham tido mais de três meses para isso.

Em segredo de Justiça, a ação penal alvo do habeas corpus aponta suposto esquema de fraude nas medições em obras de reestruturação da MS-184 (Estrada-Parque), o que teria resultado em um desvio de R$ 6,3 milhões dos cofres do Estado. À época, Edson Giroto comandava a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Maria Wilma Casanova, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). Beto Mariano é, além de ex-deputado estadual, ex-fiscal da Agesul.

Giroto já cumpre prisão domiciliar após ser condenado em um dos processos originados da Operação Lama Asfáltica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil é dominante e vence Chile em noite do 1º gol de Estêvão e retorno triunfante de Paquetá

VÍDEO: sucuri é flagrada entre rodas de caminhão após viajar por alguns quilômetros

VÍDEO: Gol fica destruído por incêndio no Jardim Leblon

Uruguai, Paraguai e Colômbia carimbam vaga para a disputa da Copa do Mundo de 2026

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

Irmãos condenados por estupro de crianças são presos em Terenos

Últimas Notícias

Polícia

Após surto e briga em conveniência, homem morre na Santa Casa de Campo Grande 

Homem dizia que irão matá-lo e que iria morrer

Economia

Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

Os industriais estão nos Estados Unidos em uma comitiva liderada pela CNI

Polícia

Um é preso com carro roubado no DF e 1,3 tonelada de maconha

A droga apreendida está avaliada em R$ 3,8 milhões

Trânsito

VÍDEO: incêndio destrói carreta em Iguatemi

A informação é a de que ninguém ficou ferido