STJ barra recurso de réus na Lama Asfáltica para trancar ação e obter dados bancários
Edson Giroto, Maria Wilma Casanova e Wilson Roberto Mariano de Oliveira tentavam suspender andamento de ação penal por peculato
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou recurso em habeas corpus para Edson Giroto, Maria Wilma Casanova e Wilson Roberto Mariano de Oliveira, réus da Operação Lama Asfáltica. A apelação buscava suspender processo em que o trio é implicado em peculato e falsidade ideológica. Além disso, tentava obter os dados bancários e fiscais cujos sigilos foram quebrados com autorização da Justiça.
A 3ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) já havia barrado o habeas corpus no último dia 8 de abril, sob a justificativa de que o recurso deveria ser apresentado à Vara de Direitos Difusos e Coletivos – onde corre a ação penal por peculato e falsidade ideológica -, e não à 1ª Vara Criminal.
Giroto, Maria Wilma e Beto Mariano, então, recorreram ao STJ, onde não tiveram melhor sorte. Em decisão do último dia 12, disponibilizada hoje (14), o ministro Ribeiro Dantas corroborou com os argumentos do TJMS e negou seguimento ao pedido.
As defesas do trio alegam que a negativa de acesso aos dados bancários e fiscais dos réus configura cerceamento de defesa. O recurso pedia cópias das informações referentes a todos os implicados na ação. Além disso, requeria ampliação de prazo para manifestação nos autos do processo – embora, segundo decisão do TJMS, tenham tido mais de três meses para isso.
Em segredo de Justiça, a ação penal alvo do habeas corpus aponta suposto esquema de fraude nas medições em obras de reestruturação da MS-184 (Estrada-Parque), o que teria resultado em um desvio de R$ 6,3 milhões dos cofres do Estado. À época, Edson Giroto comandava a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Maria Wilma Casanova, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). Beto Mariano é, além de ex-deputado estadual, ex-fiscal da Agesul.
Giroto já cumpre prisão domiciliar após ser condenado em um dos processos originados da Operação Lama Asfáltica.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Conselho da agência nuclear da ONU condena o Irã pela 2ª vez no ano por falta de cooperação
O conselho de fiscalização nuclear do órgão também pediu por respostas sobre partículas de urânio encontradas em dois locais que não foram declarados como instalações nucleares
STF forma maioria para manter prisão de Robinho
Ele foi condenado a 9 anos de prisão por estupro pela Justiça italiana
Motorista ‘fura’ pare e causa acidente com motociclista na Vila Bandeirante
Conforme informações o condutor do veículo fugiu do local
População de Ribas do Rio Pardo recebe projeto Vizinhança na Praça no sábado
Evento começa às 19 horas na Praça dos Ipês, localizada na Rua Edelmiro Lopes, no Jardim Ouro Verde
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.