STF julga no dia 26 ação que questiona notários e oficiais de registro de MS na previdência estadual
O STF (Supremo Tribunal Federal) inicia no próximo dia 26 o julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 5556, que questiona a legalidade do artigo 98 da Lei 3.150, de 22 de dezembro de 2005, de Mato Grosso do Sul, e que assegura benefícios previdenciários do regime próprio dos servidores estaduais a notários e oficiais […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O STF (Supremo Tribunal Federal) inicia no próximo dia 26 o julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 5556, que questiona a legalidade do artigo 98 da Lei 3.150, de 22 de dezembro de 2005, de Mato Grosso do Sul, e que assegura benefícios previdenciários do regime próprio dos servidores estaduais a notários e oficiais de registro.
A ação foi ajuizada pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em 2016. Para ele, o artigo em questão contraria o modelo constitucional ao vincular pessoas não ocupantes de cargo efetivo ao Regime Próprio de Próprio de Previdência Social do Estado de Mato Grosso do Sul (MSPREV), pessoas que somente poderiam estar filiadas ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
“Ao legislar desse modo, o Estado do Mato Grosso do Sul exorbitou da competência legislativa prevista no artigo 24, inciso XII, da Constituição da República, pois criou norma que excepciona indevidamente certa categoria de trabalhadores da filiação obrigatória ao RGPS”, detalha a petição inicial. Desta forma, a PGR sustenta que a legislação vigente ofende a Constituição Federal e afirma que a jurisprudência do STF atende ao pedido formulado, conforme precedentes em matérias como as ADIs 575, 2791e 4639.
A ADI teve como relatora, inicialmente, a ministra Carmén Lúcia. Posteriormente, o ministro Ricardo LEwandowski assumiu o posto. A última movimentação processual antes do agendamento do julgamento foi de 2017. Nela, o relator negou a inclusão da Anoreg-MS (Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul na qualidade de amicus curiae.
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
Grupo disfarçado de agentes da PF assalta casa de filho de Maluf no Morumbi
O imóvel fica no Morumbi, na zona sul de São Paulo
Cano marca no fim e Fluminense escapa de derrota para o Fortaleza no Maracanã
O Fortaleza estacionou nos 64 pontos
Caminhoneiro é flagrado dirigindo bêbado e oferece dinheiro a guardas municipais
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22) na Avenida Gury Marques
Alterado, homem morto em abordagem atacou policiais com faca, diz PM
Caso aconteceu no final da tarde desta sexta-feira, em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.