A Gerência Municipal de Saúde da Prefeitura de Naviraí –a 364 km de Campo Grande– instalou na manhã desta sexta-feira (30) um novo tanque de oxigênio líquido no Municipal, dobrando a capacidade de armazenamento de 5 mil para 10 mil metros cúbicos do gás. O serviço coube à Girogaz Comercial de Oxigênio Ltda., que venceu licitação.

Além do tanque, foram instalados 2 dos 4 novos adquiridos para a unidade de Saúde. Nos dois casos, os investimentos são resultados da pressão que o novo coronavírus (Covid-19) cria no setor.

“Este investimento proporciona garantia no abastecimento, gera o aumento da capacidade de armazenamento por um tempo maior, dando tranquilidade para os atendimentos aos pacientes”, disse o gerente Márcio de Figueiredo, referindo-se ao novo tanque.

O tanque substituído tinha capacidade de 3,7 mil litros de oxigênio. O novo pode comportar 7,5 mil litros. O consumo de oxigênio em Naviraí aumentou demasiadamente porque, além de atender a unidade hospitalar, serve os 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que estão em funcionamento. E nos próximos dias passará a dar suporte a mais 5 leitos de UTI.

O novo coronavírus causa um estado inflamatório nos pulmões, comprometendo a oxigenação do sangue e eliminação do gás carbônico. O quadro pode evoluir para SRAG (Síndrome Respiratória Aguda) e, em casos graves, a alternativa é o fornecimento de oxigênio ao lado da medicação.

Também nesta sexta-feira, a Prefeitura de Naviraí anunciou a compra de 4 novos respiradores pulmonares ao custo de R$ 297.069,40, com recursos próprios. Dois equipamentos foram entregues no início da semana.