Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS abre procedimento para acompanhar vacinação contra a Covid-19 em Iguatemi

Promotoria solicitou informações que vão desde o gerenciamento de vacinas à otimização da aplicação
Arquivo -

A Promotoria de Justiça de –a 468 km de – instaurou procedimento administrativo para acompanhar, junto a Secretaria Municipal de Saúde do município, as ações e medidas executadas pela pasta para operacionalização do Plano de ção contra a .

A apuração, conforme publicado no Diário Oficial do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) de segunda-feira (21) –já disponível para consulta–, considera a situação de emergência em Saúde Pública internacional publicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em razão da pandemia de coronavírus; bem como as medidas nacionais decretadas pelo Ministério da Saúde que demandam ações de prevenção, controle e prevenção de riscos; o PNI (Programa Nacional de Imunização) e o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.

O procedimento ainda considera a necessidade de priorizar os grupos de risco na imunização e o fato de ser competência da gestão municipal a coordenação e execução das ações do PNI –incluindo vacinação, estratégias, notificação e investigação de eventos adversos e óbitos, entre outros pontos.

Com a abertura do procedimento, foi determinada a expedição de ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Iguatemi, em caráter de urgência, comunicando sobre a apuração e solicitando informações como existência de sistema eletrônico de cadastro, acompanhamento e gerenciamento das vacinas; estratégias para controle de doses; estimativa do quantitativo do grupo prioritário; medidas para as unidades de atenção básica e de pronto atendimento manterem o atendimento, mediante a necessidade de evitar aglomeração e acelerar o atendimento; fornecimento de equipamentos pela Saúde Municipal para atendimento; previsão de cobertura da população em relação à segunda dose das vacinas; se há agendamento prévio para imunização; controle do quantitativo de vacinas por faixa etária; otimização das vacinas para perda de doses; e critérios para uso de dobras de vacina.

A apuração é comandada pelo promotor de Justiça substituto André Luiz de Godoy Marques, sendo instaurada na quinta-feira (17).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
papa

Papa Leão XIV receberá Lula no Vaticano na próxima semana

Motociclista levava criança e mulher a 120 km/h em moto sem retrovisores

luan

De Luan Santana a Ney Matogrosso, relembre pessoal da arte que ‘levou e leva’ MS para o mundo

UEMS mantém até dia 20 inscrições para seleção e preenchimento de vagas para professor temporário

Notícias mais lidas agora

terenos

Prefeitura de Terenos suspende R$ 9,6 milhões em contratos investigados por fraude

Criação de Mato Grosso do Sul foi cartada que mudou o destino de Campo Grande e reinventou o Centro-Oeste

Diretora de licitação pediu ‘brinde’ em nome de marido vereador após ajudar empreiteiro

Dois casos de varíola dos macacos são confirmados na fronteira com Corumbá

Últimas Notícias

Brasil

Parecidos? Brasileiros viralizam post de escultura romana por semelhança com Lula

Escultura faz parte da coleção do Metropolitan Museum of Art em Nova York

Famosos

Guilherme, da dupla com Hugo e Rafa e Júnior confirmam presença no Jogo das Estrelas

Sertanejos vão entrar em quadra em evento no Guanandizão

Polícia

VÍDEO: Em segundos, casal arromba padrão de energia e furta fios de cobre na Capital

Casal furtou fios de cobre em uma loja na rua Anibal de Toledo

Famosos

Vencedora do Oscar, Diane Kaeton morre aos 79 anos

Neste sábado (11), a atriz Diane Keaton faleceu aos 79 anos. A vencedora do Oscar morreu na Califórnia, nos Estados Unidos. Conforme a revista People, a causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente. Reconhecida em Hollywood, a artista venceu o Oscar de melhor atriz em 1977. Na época, ela interpretou papel no filme “Annie … Continued