Pular para o conteúdo
Transparência

MPF enquadra governo de MS sobre hospitais de campanha desativados no ápice da pandemia

Órgão enviou segundo ofício pedindo esclarecimentos sobre gastos e motivos para fechamento das estruturas
Arquivo -

A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo endureceu a fiscalização sobre a situação dos hospitais de campanha desativados em . Na última sexta-feira (16), a Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral do Ministério Público Federal (1CCR/MPF) enviou mais um ofício pedindo informações ao governador Reinaldo Azambuja ().

Segundo divulgou o MPF, as respostas ao primeiro ofício, enviado em março, foram consideradas insuficientes ou incompletas. Agora, o órgão quer saber mais sobre os recursos aplicados e sobre a falta de leitos em pleno ápice da pandemia de covid-19. O prazo para o governo estadual enviar os novos esclarecimentos é de cinco dias.

O MPF publicou um resumo das respostas aos questionamentos feitos no mês passado. Na ocasião, o governo de Mato Grosso do Sul disse que montou dois hospitais de campanha, anexos ao HRMS ( Regional de Mato Grosso do Sul), em , e ao Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã.

O primeiro entrou em funcionamento em 18 de junho de 2020. O segundo, no dia 26 de maio de 2020. Os dois foram desativados em 17 de setembro do ano passado. Segundo a administração estadual, porque “a complexidade dos atendimentos exigiria leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva], ao passo que os hospitais de campanha possuíam estrutura apenas para leitos clínicos”.

A estrutura para montagem do hospital de campanha em Campo Grande custou R$ 1,2 milhão aos cofres públicos.

Ainda em resposta ao MPF, o governo do Estado afirmou que alugou as estruturas para montagem dos hospitais e, portanto, foram devolvidas aos fornecedores. Já os insumos e equipamentos foram para o almoxarifado da SES (Secretaria de Estado de Saúde), “para redistribuição às unidades hospitalares, conforme demanda”.

MPF questiona sobre gastos e falta de leitos

A subprocuradora-geral Lindôra Araújo integra a 1CCR e está à frente de um procedimento administrativo para apurar a situação dos hospitais de campanha pelo . Assim, todos os governos estaduais do País receberam ofícios com pedidos de informações. 

A nova circular expedida por ela pede dados completos sobre os recursos – federais e estaduais – usados nos hospitais de campanha. Ela ainda solicitou a relação completa dos insumos e equipamentos das estruturas desativadas, com a comprovação da destinação de bens e valores. Além disso, requereu números sobre o uso das verbas federais repassadas para o combate à pandemia de covid-19, a fim de saber se algum valor foi realocado.

A subprocuradora-geral da República ainda ressaltou no documento que a emergência em Saúde continua, e que a falta de leitos deve prejudicar o atendimento aos contaminados pela doença.

Mato Grosso do Sul tem 100% dos leitos de UTI para pacientes da covid-19 ocupados nesta segunda-feira (19). O dado é da SES.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Richard Ríos se desculpa com a torcida do Palmeiras após pedir silêncio em comemoração de gol

Ex-prefeito de Nova Friburgo é condenado por desvios após tragédia

Homem morre cinco dias após sofrer queda de três metros em telhado

Conselho de Ética aprova cassação do mandato de Glauber Braga

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

VÍDEO: Perseguição policial termina com tiroteio no São Lourenço

tereza cristina adriane lopes

“Quem está atacando vai ter que engolir”, diz Tereza sobre Adriane Lopes

Patrulha Ambiental da GCM forma 100 novos agentes

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro é surpreendido pelo equatoriano Mushuc Runa e segue zerado na Sul-Americana

A situação do Cruzeiro segue complicada, principalmente na Copa Sul-Americana, competição na qual segue sem vencer. Mesmo jogando em casa, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, acabou surpreendido pelo modesto Mushuc Runa, do Equador, e acabou derrotado por 2 a 1. Orejuela colocou o time equatoriano na frente logo aos 29 minutos de jogo. Já … Continued

Esportes

Flamengo é superado no Maracanã e Central Córdoba tem vitória histórica na Libertadores

Fim da invencibilidade do técnico Filipe Luís

Sem Categoria

Preços dos alimentos cairão mais nas próximas semanas, diz ministro

Governo está começando a colher os resultados de medidas tomadas

Trânsito

Motorista que atropelou e matou motociclista se apresenta em delgacia e fica em silêncio

O acidente aconteceu no cruzamento das ruas São José com a José Pereira Sobrinho