Pular para o conteúdo
Transparência

Justiça rejeita investida de comerciantes de Amambai para derrubar decreto estadual

Desembargador argumentou pela 'prevalência da saúde e da vida' ao indeferir pedido liminar de comerciantes e empresários de Amambai.
Arquivo -

O desembargador Paschoal Carmello Leandro barrou investida da Acia (Associação Comercial e Empresarial de ) contra o que restringe o funcionamento do não essencial, vigente desde sexta-feira (26).

Em decisão monocrática expedida ontem (29), o magistrado indeferiu o pedido liminar em mandado de segurança ajuizado pela entidade. Segundo ele, “embora não se desconheça a importância das atividades desenvolvidas” pelos comerciantes do município, as restrições para frear a disparada de casos, internações e mortes pela covid-19 são mais urgentes.  

“[…] o país atualmente encontra-se na fase de contágio comunitário da doença com nefastos resultados de ausência de leitos para atendimento dos infectados, situação em que o julgador deve sopesar qual tem maior relevância no momento da apreciação, sendo inegável a prevalência da saúde e da vida”, escreveu Carmello Leandro.

A associação que representa comerciantes e empresários de Amambai argumentou no pedido que o decreto estadual viola o princípio constitucional da isonomia, porque vetou o funcionamento de setores que vendem os mesmos produtos disponibilizados em estabelecimentos autorizados a funcionar. O desembargador discordou e sustentou que não há inconstitucionalidade no ato, baixado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

“Isto porque a Constituição Federal, em seu art. 170, assegurou o livre exercício da atividade econômica, desde que em consonância com, dentre outros, os princípios da dignidade humana e função social, demonstrando que todas as atividades, inclusive as tidas por essenciais, podem e devem sofrer limitações e sacrifícios quando esses são justificados por imperativos do interesse público”, decidiu o magistrado.

Outras investidas similares contra o decreto em vigor foram barradas pela Justiça, como ações da ACICG (Associação Comercial e Industrial de ) e Abrasel-MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Prefeitura atende comerciantes de Amambai e revoga antecipação de feriados

Em contrapartida, a prefeitura de Amambai revogou decreto municipal que antecipava feriados municipais para estas terça (30), quarta (31) e quinta-feira (1º). A medida foi tomada a pedido da Acia e de outros segmentos.

Com isso, as atividades seguem normais no município nesta semana, desde que respeitadas as restrições impostas pelo decreto estadual – que vigora até domingo (4).

Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 1.450 novas contaminações pela covid-19 foram registradas nas últimas 24 horas, bem como 57 mortes. Além disso, 1.197 pacientes da doença hoje ocupam .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ventania deixa duas casas destelhadas e causa danos em caixa d’água no Tiradentes: ‘começou a chover’

umidade do ar

Tempo seco coloca cidades de MS em emergência com baixa umidade do ar

Puxões de cabelo e socos marcam briga entre adolescentes na saída da escola em Ribas do Rio Pardo

30h após morte, família consegue liberação de corpo de idosa na Santa Casa de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

URGENTE: STF forma maioria para condenação de Bolsonaro

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cármen Lúcia: toda ação penal impõe tratamento justo e aqui não é diferente

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

O Fenômeno YouCine: Por que o App Conquistou Milhões de Usuários

Com a multiplicação de plataformas de streaming, muitos usuários sentiram falta de uma solução prática que reunisse tudo em um só lugar.

Brasil

‘Nós, mulheres, ficamos dois mil anos caladas’, diz Cármen Lúcia durante julgamento

Flávio Dino pediu aparte durante voto da ministra, que concedeu, "desde que fosse rápido"

Brasil

Um a cada três brasileiros aprova governo Lula, diz Datafolha

Percentual é o maior desde dezembro de 2024

Cotidiano

Em MS, 34 municípios estão sob alerta para tempestade nesta quinta-feira

Isso significa que estes locais podem registrar chuvas, ventos intensos e até queda de granizo