Em edição extra, SES atualiza resolução sobre fluxo para a regulação dos leitos da Covid-19 em MS
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou em edição extra do DOE-MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul) desta segunda-feira (25), um novo fluxo para regulação dos leitos referentes ao coronavírus. O sistema persistirá enquanto durar a pandemia e será modificada de acordo com a incidência e/ou prevalência da Covid-19 nas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou em edição extra do DOE-MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul) desta segunda-feira (25), um novo fluxo para regulação dos leitos referentes ao coronavírus. O sistema persistirá enquanto durar a pandemia e será modificada de acordo com a incidência e/ou prevalência da Covid-19 nas macro e microrregiões de saúde de MS.
Conforme a resolução, todas as solicitações de leitos clínicos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)/Covid-19 no SUS (Sistema Único de Saúde) ou leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) SRAG/Covid-19 deverão ser inseridas no Sistema de Regulação CORE (Módulo de Urgência) utilizando a Ficha de SRAG.
Nesta situação, o médico regulador deverá considerar os sinais e sintomas descritos na Ficha de Solicitação para avaliação da demanda. Ressalta-se que o fluxo definido no protocolo de atendimento pretende padronizar as ações adotadas na maioria dos casos, entretanto, casos específicos deverão ser analisados pela equipe de regulação.
Critérios
Os critérios para regulação dos leitos levará em consideração, a população utilizada para o cálculo, preferencialmente, baseada na estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 2019. Em casos especiais, a Central de Regulação Estadual poderá regular conforme a disponibilidade de leitos existentes e ampliados no Estado.
A configuração das referências para os leitos de UTI será utilizada para a fase da pandemia, as demais patologias seguem os fluxos existentes. Os hospitais: Santa Casa de Campo Grande (90 leitos clínicos), Hospital do Câncer Alfredo Abrão (16 leitos de UTI), Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (10 leitos clínicos), Hospital Adventista do Pênfigo (10 leitos clínicos e 10 de UTI) integram o Plano de Contingência Estadual com leitos de retaguarda no enfrentamento do coronavírus.
Já como leitos não SRGA/Covid-19 são: nove leitos UTI no Maria Aparecida Pedrossian; 67 leitos de UTI na Santa Casa; quatro UTI no Pênfigo; quatro UTI no Alfredo Abrão; e quatro clínicos e 39 UTI no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul).
Ainda sobre os leitos não SRGA/Covid-19, em Dourados são: cinco leitos de UTI no Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); 20 de UTI no Hospital da Vida; e 10 de UTI no Hospital Evangélico.
Regulação
No caso do fluxo para regulação dos leitos clínicos, dos 79 municípios do Estado, 65 possuem leitos clínicos exclusivos para SRAG/Covid-19 SUS disponíveis nos próprios territórios.
Quanto ao fluxo para regulação dos leitos de UTI, dos 79 municípios, 15 possuem leitos exclusivos disponíveis. O mapa de leitos e de UTIs pode ser conferido aqui, a partir da página 3.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Ônibus fura preferencial e mulher que estava na garupa da moto da filha morre atropelada
- Criança de dois anos morre ao cair em poço na casa dos avós
- ‘Pix premiado’: Empresário de Campo Grande recebe R$ 6 mil por engano e se recusa a devolver
- Preso desde agosto, ‘acumulador da Planalto’ vai passar por exame de sanidade
Últimas Notícias
Déficit de veículos do Conselho de Saúde de Sidrolândia vira alvo de investigação do MPMS
Ministério Público de Mato Grosso do Sul instaurou um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades sobre compra de veículos
Funcionária faz patrão ter diarreia após descobrir que era ele quem furtava seus lanches no trabalho
Colaboradora montou armadilha para saber quem estava tomando seus laticínios no serviço e ficou em choque ao descobrir que chefe era o responsável pelo furto. Caso aconteceu em Campo Grande
Aprovados em concurso da Iagro-MS tomam posse no dia 17 de dezembro
Antes da posse, os aprovados devem passar por exame médico admissional
Max Verstappen conquista o tetracampeonato, mas luta pelo Mundial de Construtores segue a todo vapor
A temporada 2024 da Fórmula 1 já tem seu campeão. Max Verstappen, da Red Bull Racing, garantiu seu quarto título consecutivo no GP de Las Vegas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.