Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS aciona Detran-MS e Imasul na Justiça por ineficácia no controle da poluição veicular

Estado não conta com rede que monitora a qualidade do ar, diz ação civil
Arquivo -

O (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e o (Instituto de de Mato Grosso do Sul) são alvo de ação civil pública por não terem, supostamente, adotado medidas para monitorar o ar e controlar a poluição de veículos. O procedimento tramita na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos da comarca de .

Os órgãos do Governo do Estado teriam deixado de executar projetos e se mostrado incapazes de realizar fiscalização regular dos automóveis em circulação. As informações constam em inquérito instaurado pela 34ª Promotoria de Justiça do MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) e que baseou a ação.

As investigações apontam que o Estado e o Imasul deixaram de atender ao que estabelece a legislação ambiental no âmbito do controle da qualidade do ar – especialmente a Lei Federal nº 8.723, de 28 de outubro de 1993, e a Resolução Conama nº 418, de 25 de novembro de 2009, além do próprio Código de Trânsito Brasileiro. 

O Estado e sua pasta ambiental não demonstraram ter uma rede de monitoramento da qualidade do ar, além do fato de o Plano de Controle de Poluição Veicular, tratado pela Resolução Conama nº 418/09 e aprovado pelo Imasul e pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, em 2011, nunca ter saído do papel. 

Entre as ações demandadas, estão, além da criação da rede, a atualização e efetivação do Plano de Controle de Poluição Veicular e, ainda, a implantação da inspeção ambiental veicular, voltada para o controle de poluentes atmosféricos e sonoros.

Segundo o MPMS, essa inspeção, que deve ser anual e que também é exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro, irá analisar se o veículo emite gases poluentes e ruídos dentro dos parâmetros permitidos na legislação, se há desconformidades do veículo inspecionado, com base na comparação das especificações originais dos fabricantes de veículos, e se há falhas de manutenção ou alterações do projeto original que causem aumento da emissão de poluentes.

A inspeção ambiental veicular deve ser feita de modo prévio ao licenciamento anual do veículo, de modo que apenas os veículos aprovados nessa inspeção poderão obter o certificado de licenciamento anual expedido pelo Detran-MS. As medidas pleiteadas estão previstas na legislação, mas não foram efetivadas no território sul-mato-grossense. Com isso, busca-se o controle da poluição produzida por veículos, um dos principais fatores responsáveis pela poluição atmosférica e nos centros urbanos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Onça ataca motociclista na BR-419, entre Rio Negro e Rio Verde, em MS

Cruzeiro vence Botafogo, amplia tabu e protagoniza a primeira derrota de técnico

Programe-se: semana começa com 681 vagas de emprego na Funtrab

Brasil vira sobre a Eslovênia e garante medalha de bronze na Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Manifestantes saem às ruas de MS por anistia e contra o STF

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

9ª edição da Feira Literária de Bonito homenageia Flora Thomé e Carolina Maria de Jesus

Últimas Notícias

Brasil

VÍDEO: Turistas flagram onça atacando jacaré em parque do Pantanal

Animal, conhecido como Medrosa, saltou em rio para capturar jacaré

Brasil

Lula descarta desafiar EUA, mas diz que Brasil não é republiqueta

País tem interesses que precisa defender, afirmou o presidente

Trânsito

Motorista bate em carro estacionado e é preso tentando fugir a pé em Campo Grande

Suspeito apresentava sinais de embriaguez, se feriu durante a fuga e chegou a acusar policiais de furtar carteira

Esportes

Hugo Calderano sofre, mas faz valer o favoritismo e é campeão do WTT de Foz do Iguaçu

Mais cedo, Calderano já havia entrado em quadra, mas não teve grandes dificuldades para vencer jovem talento sul-coreano