Pular para o conteúdo
Transparência

Depois de 8 meses, prefeitura de MS recebe ordem para anular licitação com irregularidade

Decisão do TCE-MS confirma ordem para Prefeitura de Naviraí anular licitação para compra de materiais odontológicos
Arquivo -
informática Sede da Prefeitura de Naviraí
Foto: Prefeitura de Naviraí.

Oito meses após o pregão ser realizado, decisão definitiva do conselheiro Ronaldo Chadid, do (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) confirmou ordem para a Prefeitura de Naviraí, a 364 quilômetros de , anular licitação para compra futura de materiais odontológicos. O pregão presencial 128/2020 já havia sido barrado liminarmente.

A determinação, que seguiu orientações da Divisão de Fiscalização de Saúde, considerou que houve irregularidade na formação dos preços de referência para a licitação — que foi realizada em 26 de outubro do ano passado. A cotação é usada para definir quanto o município está disposto a pagar, no máximo, por determinado item.

No caso da cotação naviraiense, os preços de referência eram maiores que os praticados por outros entes da administração, o que geraria ato “potencialmente antieconômico”, com prejuízos ao erário.

Os técnicos do tribunal sugeriram que fosse realizada nova estimativa de preços, de modo a permitir economia ao tesouro. Chadid determinou, à época, a suspensão imediata do pregão, permitindo liminarmente a correção da pesquisa.

‘Contraste entre as realidades de mercado’

A decisão foi cumprida pela prefeitura que, no mérito do processo, defendeu a continuidade do certame e justificou a diferença de preços com o “contraste entre as realidades de mercado” e a realização de previsões sem parcialidade ou direcionamento, “de forma que buscou a média de mercado, e que no território nacional fatores como logística, encargos e armazenamento influenciam nos valores”.

O argumento não foi acatado pelos técnicos. Segundo eles, os apontamentos feitos na análise anterior se basearam na pesquisa de preços feita pela prefeitura, que não a usou para formar os valores referenciais — mas foi usada pela Divisão de Fiscalização para o seu posicionamento, reforçando ainda que os preços estavam “consideravelmente superiores aos ajustados por outros órgãos”.

A recomendação foi para promoção, em definitivo, das correções na licitação, com novos preços de referência. A deliberação foi seguida pelo Ministério Público de Contas.

Ronaldo Chadid também seguiu a orientação, considerando que a Prefeitura de Naviraí não fez o levantamento prévio dos preços praticados por outros entes públicos, o que seria um dever do licitante. A comparação de preços incluída no processo referendou a análise.

“Cabe salientar que a pesquisa de preços com apresentação dos orçamentos elaborados por fornecedores nem sempre é suficiente para demonstrar o preço médio de determinado item ou serviço de mercado, devendo o gestor responsável valer-se também de preços registrados em procedimentos licitatórios recentes, de modo a ampliar e tornar mais atualizada e representativa a despesa de mercado”, considerou Chadid.

O conselheiro determinou que a prefeita Rhaiza Rejane Neme de Matos (PSDB) adote todas as providências para anular a licitação, considerada irregular por falta de ampla pesquisa de preços, recomendando que no próximo certame seja feita a correção apontada.

Emitida em 21 de julho, a decisão foi publicada nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial do TCE-MS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira