Pular para o conteúdo
Transparência

Rigoroso, lockdown permite só um cliente por vez em comércio de cidade de MS

O novo decreto de lockdown publicado nesta quinta-feira (16) pela Prefeitura de Antônio João, que fica a 320 km de Campo Grande, é um dos mais rigorosos em Mato Grosso do Sul até o momento. Isso porque a prefeitura basicamente suspendeu o acesso de clientes ao interior dos estabelecimentos comerciais e o atendimento, nos essenciais, […]
Arquivo -

O novo decreto de lockdown publicado nesta quinta-feira (16) pela Prefeitura de , que fica a 320 km de , é um dos mais rigorosos em até o momento. Isso porque a prefeitura basicamente suspendeu o acesso de clientes ao interior dos estabelecimentos comerciais e o atendimento, nos essenciais, será de um cliente por vez, durante o período restritivo, que vai desta quinta-feira (16) até o próximo dia 28 de julho.

Basicamente, a publicação assinada pela prefeita Marceleide Hartemam Pereira Marques proíbe o atendimento presencial nos estabelecimentos comerciais não-essenciais em funcionamento no município e quem violar o decreto, poderá até ter o alvará de licença cassado pela prefeitura. A colher de chá ficou para expedientes internos, que poderão ocorrer. Ou seja: delivery está liberado.

Ficam de fora da proibição de receber clientes os estabelecimentos considerados essenciais, como farmácias, supermercados, hortifruti-granjeiros, açougues e padarias. Mas, esses locais só podem receber um cliente por vez. O mesmo vale para petshops, clínicas veterinárias, consultórios médicos e odontológicos, assim como outros profissionais de saúde.

A regra de um cliente por vez também vale para postos de combustíveis, agências bancárias e lotéricas, serviços de construção civil, distribuidoras de gás, escritórios de contabilidade, de advocacia, serviços funerários, de imprensa e outros que podem vir a ser definidos pela prefeitura do município. Estes locais, porém, precisam redobrar a limpeza, aferir temperatura de clientes, disponibilizar álcool em gel e providenciar estrutura para filas sem que ocasionem .

O decreto também suspende todo tipo de transporte coletivo, inclusive privado e de qualquer natureza, assim como a rodoviária da cidade. Também estão proibidos cultos e missas, assim como qualquer reunião religiosa, de qualquer credo, que ocasione aglomeração. Sobrou também para as feiras livres, que até a data da vigência do lockdown, ficam suspensas e podem ter o impedimento estendido a partir dos indicadores epidemiológicos do município.

Ninguém entra, ninguém sai

Outros pontos rigorosos do decreto estão a proibição de menores de 18 anos e maiores de 60 anos terem acesso aos estabelecimentos comerciais. O decreto também proíbe aglomerações em geral, seja nos estabelecimentos comerciais ou em residências – quem desobedecer poderá ter que arcar com multa.

Até viajantes entram na “dança”: moradores da cidade que receberem visitantes de fora precisam comunicar a Secretaria de Saúde, a fim de que seja cumprido período de isolamento determinado pelas autoridades sanitárias. No caso de servidor público, o período do isolamento será descontado das
férias – aqueles que já tiveram suas férias adiantadas terão o isolamento considerado como falta e, por consequência, terão os dias descontados da remuneração. Quem sair da cidade também precisa comunicar a pasta e cumprir o mesmo período de isolamento.

O decreto também prorroga o toque de recolher, das 20 horas às 4 horas do dia seguinte, em todo o território municipal. Sair de casa nesse período somente em caso de emergência de saúde.

Prédios públicos

O atendimento ao público no paço municipal, secretarias e departamentos também será interrompido, com exceção do departamento de licitações da Prefeitura, e somente para assuntos referentes a licitações em andamento. O Posto de Atendimento ao Cidadão só atenderá em regime de urgência, das 7h às 11h, e das 13h às 17h, com agendamento prévio por telefone, a partir do dia 20.

O funcionamento das atividades coletivas e de atendimento dos CREAS (Centro de Referência Especializado da ) também foram suspensos e os casos de urgência e emergência serão atendidos a partir de plantonistas designadas pela Secretaria de Assistência Social. O mesmo vale para os CRAS (Centro de Referencias de Assistência Social) e Conselho Tutelar.

Clique AQUI para conferir o decreto na íntegra (a partir da página 8).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Últimas Notícias

Política

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

O anúncio de revogação feito pelo secretário de Estado diz que Moraes criou um “complexo de perseguição e censura”

Cotidiano

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

A atitude do sargento foi reconhecida por autoridades locais e pela população boliviana

Polícia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

O condutor do veículo que atropelou a mulher nesta sexta-feira é morador da cidade de Anastácio

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio