Pular para o conteúdo
Transparência

Para acabar com ‘farra’, MPMS recomenda lei para concessão de diárias em Câmara de MS

O MPMS (Ministério Público Estadual)publicou recomendação para aprovação de projeto de lei que regulamente o pagamento de diárias a servidores do legislativo do município de Inocência, a 334km de Campo Grande. A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça substituto Ronaldo Vieira Francisco, está dentro de inquérito civil que apura eventual ato de improbidade administrativa ...
Arquivo -

O MPMS (Ministério Público Estadual)publicou recomendação para aprovação de projeto de lei que regulamente o pagamento de diárias a servidores do legislativo do município de , a 334km de . A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça substituto Ronaldo Vieira Francisco, está dentro de inquérito civil que apura eventual ato de improbidade administrativa decorrente de pagamentos irregulares de diárias a vereadores de Inocência durante o exercício de 2015.

A irregularidade investigada pelo MPMS também fez com que, após auditoria, conselheiros do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de ) determinassem a devolução de R$ 156 mil aos cofres públicos, em outubro de 2019. A responsabilidade em devolver os recursos públicos foi direcionada ao da Câmara de Vereadores daquele município,  Jefferson Lopes de Oliveira.

A recomendação aponta que a legislação deverá constar que o próprio interessado, após viagem, apresente o requerimento de diárias junto à presidência da Câmara Municipal, com base em um relatório de diárias. O texto sugere que após apresentação de requerimento, este deve ser convertido em procedimento enumerado, a partir do qual a presidência poderá, em 5 dias, decidir pela concessão ou indeferimento, de forma fundamentada.

A recomendação também detalha que deverá ser estabelecido critério diferenciado quando o
deslocamento em diárias ocorrer mediante veículo oficial e quando for veículo particular, sendo que, no primeiro caso, por questões óbvias, o valor a ser pago deverá ser necessariamente menor.

O texto também recomenda que as realizações de despesas com aquisição de combustíveis, seguro, reparos e manutenção do veículo oficial sejam precedidos de procedimento licitatório ou dispensa de , se for o caso. E também sugere prazo de 60 dias para adoção de um sistema e de procedimentos-padrão para o controle das requisições de abastecimento, de utilização de veículo oficial, reposição de peças e de serviços, conforme detalhamentos que constam no texto da recomendação.

O MPMS também quer que a Câmara se abstenha de transportar, autorizar e permitir o trânsito de familiares de servidores ou de vereadores, além de pessoas estranhas, nos veículos oficiais, bem como utilizá-los nos finais de semana, feriados, exceto em atividades de estrito interesse público, com os devidos registros.

A recomendação, conforme o texto, não possui caráter vinculante ou obrigatório, mas poderá embasar processo criminal e ação civil de improbidade administrativa, em caso de omissão e manutenção da situação que motivou a elaboração do texto. Clique AQUI para conferir a recomendação na íntegra (página 18).

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após anúncio do desembarque, Lula almoça com Alcolumbre e ministros do União Brasil

simone

“Fica pronta no 1º semestre de 2026”, diz ministra do Orçamento sobre ponte do MS ao Paraguai

paçoqueiros vendedores de paçoca vendedor porco

Higiênicos, paçoqueiros do mesmo ponto sofrem consequências de atitude de vendedor ‘porco’

Tereza mira ‘ameaça’ a brasileiros e lidera audiência para apurar investigação americana

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

AO VIVO: STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

María Antonieta, a Chiquinha de ‘Chaves’, cai de escada após internação

Últimas Notícias

Cotidiano

De aferição de pressão arterial a vacinação, Corumbá recebe ação noturna de saúde nesta quarta-feira

A ação acontecerá na unidade de Estratégia Saúde da Família Ênio Cunha 1

Cotidiano

Com descontos de até 70%, Prefeitura de Dourados inicia 3ª etapa do Refis

O prazo para adesão encerra-se no dia 30 de setembro

Cotidiano

Setembro verde: Mais de 250 pessoas esperam por transplantes de órgãos em MS

Dados constam na lista de espera por transplantes de órgãos do Ministério da Saúde

Cotidiano

Dourados ocupa ranking nacional de inserção de DIU pelos SUS

Considerando a proporção de inserções em relação ao total de mulheres em idade fértil, Dourados ocupa a primeira posição no Brasil.