A SED (Secretaria de Estado de Educação) contratou a Rede MS Integração de Rádio e Televisão para transmitir aulas aos alunos da rede estadual de ensino. A prorrogação da suspensão das aulas presenciais começa amanhã (19), quando acabam as férias escolares e vai até 30 de junho, devido ao avanço do no Estado.

De acordo com a publicação nesta segunda-feira (18), a rede televisiva foi contratada por R$ 663.955,65 para transmissão televisiva simultânea de conteúdo escolar e educacional, para passar as aulas aos alunos da Rede Estadual de Ensino. 

A contratação é sem e será paga com recursos da própria secretaria. A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a assessoria da SED e recebeu a informação de que não tem uma data de início da transmissão, mas a parceria deve ser até 30 de junho. 

De acordo com o secretário-adjunto de educação, Edio Resende de Castro, a transmissão durante a pandemia do coronavírus deve atingir quase 200 mil alunos. “A empresa vencedora vai abrir dois canais extras e atingir vários locais. O processo foi aberto e emissoras do Estado mandaram as propostas. Venceu a que atinge maior número de alunos”.

A verba usada para pagar o contrato, segundo o secretário-adjunto é estadual. “Podemos usar a verba da educação para isso. Enquanto tiver a transmissão na TV, continuaremos com as aulas remotas”.

O processo emergencial foi aberto, regendo as contratações com enfrentamento da . O pregão aconteceu na última sexta-feira (15) das 7h30 às 16h e as empresas poderiam colocar a proposta, de acordo com as informações da secretaria de Educação. 

As maiores emissoras do Estado foram consultadas, mas a Rede MS teve a melhor proposta. A rede televisiva atende sete municípios: , Bonito, Ladário, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã com canal digital. As outras cidades, a transmissão será via satélite. 

Além disso, a Rede MS também vai disponibilizar dois estúdios para fazer gravação de aulas, quando necessário. Segundo informações da secretaria de Educação, a TVE não disponibiliza os dois canais de cobertura necessários.

Matéria editada às 12h09 para acréscimo de informação