Pular para o conteúdo
Transparência

Com população maior, município de MS deve receber mais repasses do FPM

Com a estimativa de população dos estados e municípios brasileiros atualizada, o FPM de algumas cidades pode sofrer alteração.
Arquivo -

Com a estimativa de população dos estados e municípios brasileiros atualizada, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) de algumas cidades pode sofrer alteração. O levantamento foi divulgado recentemente, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com estudo técnico realizado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), apenas uma cidade de Mato Grosso do Sul deve receber mais repasses no próximo ano.

A coeficiente, que define a quantidade de recursos que é transferido para cada unidade de federação ou município, é calculado de acordo com a população de cada município brasileiro e a renda per capita de cada estado. Ambos os dados são consultados em levantamentos do IBGE. Então, com a nova estimativa divulgada pelo Instituto, a CNM realizou estimativas de perdas e ganhos dos municípios tiveram aumento ou não as populações.

De acordo com a publicação, Caarapó, município a 273 km de Campo Grande, é um dos municípios que ganharão aumento de coeficiente. Consequentemente, a cidade deverá receber mais recursos do FPM em 2021. Atualmente o coeficiente de Caarapó é 1,4 e passará a ser 1,6 em 2021. Em 2019, a estimativa de população do IBGE apontava que 30.174 pessoas moravam na cidade. Neste ano, a estimativa subiu para 30.593.

Mesmo coeficiente

Além dos municípios que aumentarão o coeficiente, o estudo também apresenta as cidades que não devem ter alteração. Isto pois em 2020, menos que 500 pessoas foram acrescentadas na estimativa de população.

Assim, Bataguassu, Glória de , e Ladário, devem permanecer com o mesmo coeficiente deste ano. Sendo assim, em 2021 devem receber a mesma quantidade de repasses do FPM.

Por fim, a publicação também destaca municípios que perderam população no último ano. Com isso, o coeficiente dessas cidades deve diminuir e os repasses também. Entretanto, nenhum município sul-mato-grossense foi apontado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1