O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou, nesta terça-feira (06), memorando de entendimento para a compra compartilhada de medicamentos pelos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central. A medida é tomada na tentativa de aumentar o poder de compra reduzindo o preço.

O documento foi firmado com o Unops (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos) e o governador de MS assinou como presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.

“Comprando conjuntamente, a gente espera baratear o custo. Vamos ter condições de ter um valor menor. Planejando a compra, vamos ter um ganho de escala porque vamos comprar todos os estados conjuntamente e a Unops tem uma experiência nisso. Ela é um braço da ONU que organiza as questões de saúde. Não é só medicamento. Nós podemos comprar equipamentos”, afirmou.

Segundo o governador, a primeira compra está sendo planejada e será paga com recursos do tesouro estadual. “Dentro de 15 dias já temos a lista toda fechada dos medicamentos e os valores. E aí vamos publicar o chamamento, o edital, que vai nortear a compra via consórcio e o consórcio vai ratear essa compra com os estados no quantitativo que cada um dos estados escolheu e a Secretaria de Saúde identificou como quantidade”, explicou Reinaldo.

Formado em 2015, o Consórcio Brasil Central é formado por MS, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins e tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social por meio de planejamento estratégico de ações entre os Executivos. (Com assessoria)