Pular para o conteúdo
Transparência

Plano de cargos da Guarda Municipal prevê poder de polícia e concurso com 6 etapas

A Prefeitura de Campo Grande entregou à Câmara Municipal projeto de lei que prevê Plano de Cargo e Carreira da Guarda Municipal. Entre as previsões, concurso público, promoções, além de poder de polícia administrativa. Segundo o texto, o comando da Guarda Civil será exercido, “exclusivamente”, por membro da carreira, que ocupe a “classe mais elevada”. […]
Arquivo -
(Foto: Leonardo de França
(Foto: Leonardo de França

A Prefeitura de entregou à Câmara Municipal projeto de lei que prevê Plano de Cargo e Carreira da . Entre as previsões, concurso público, promoções, além de poder de polícia administrativa.

Segundo o texto, o comando da Guarda Civil será exercido, “exclusivamente”, por membro da carreira, que ocupe a “classe mais elevada”. Nas funções estão proteção de bens, serviços e instalações públicas, atividades de segurança preventiva”.

Os guardas civis também vão atuar, “de forma complementar”, em ações ligadas à polícia administrativa, fiscalização de posturas, do trânsito e do meio ambiente. “Atuar de forma complementar aos serviços municipais afetos ao exercício do poder de polícia administrativa, podendo, conforme regulamento específico, realizar autuações, detenções e apreensões por infrações administrativas”.

No caso do concurso para área, o projeto lista seis etapas necessárias: prova de conhecimentos; exame de saúde; prova de aptidão física; exame médico; investigação social e curso de formação técnico-profissional. A tabela de remunerações, levando em conta o tempo de serviço e nível de formação com as promoções, prevê salários de R$ 1.622,33 até R$ 14.172,17.

No começo deste ano, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) derrubou emenda à Lei Orgânica do Município que havia alterado o nome de Guarda Municipal para Polícia Municipal. Na ocasião, também foi derrubada a atribuição de polícia, determinando que os guardas ficassem na vigilância de prédios e fiscalização do uso de locais públicos.

A mudança de nomenclatura gerou atrito entre policiais militares e guardas municipais, na ocasião, o que motivou ação judicial por parte de associação da Polícia Militar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro

Do hospital, Bolsonaro posta foto de cirurgia com barriga aberta e intestino à mostra

Corinthians basquete

NBB: Vasco, Flamengo e Corinthians avançam às quartas de final

Lanterna do Brasileirão, Sport demite técnico português Pepa após derrota para o Fluminense

aposentadoria inss

Canal sem intermediários deve ser usado para pedir ressarcimento de desconto indevido ao INSS

Notícias mais lidas agora

Violência doméstica atinge em média 60 mulheres por dia em Mato Grosso do Sul

vereadores

CPI do Consórcio: 1ª oitiva teve mudanças sem aviso e vereadores abandonando reunião

Vacinação contra a gripe

Com mais de 70 mil doses já aplicadas, procura pela vacina contra a gripe segue alta em Campo Grande

mulher celular

Mulher tem celular clonado após receber proposta de emprego em Campo Grande

Últimas Notícias

Charge

“Maio amarelo” na conta de luz

MidiaMAIS

‘Tomou posse e fez discurso’: Web reage a show histórico de Lady Gaga e não economiza nos memes

Cantora fez show na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro neste sábado

Famosos

Após mais de 10 anos de espera, Lady Gaga reúne público de 2,1 milhões de pessoas em show histórico em Copacabana

Última apresentação da cantora no Brasil aconteceu em 2012 e retorno era esperado pelos fãs brasileiros

Mundo

Capela Sistina está quase pronta para Conclave que escolherá novo papa

Pintura de paredes e adornos internos do monumento estão sendo retocadas