Pular para o conteúdo
Transparência

Para acabar com nepotismo, MP exige concurso e ponto eletrônico em prefeitura

O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) firmou TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a prefeitura de Água Clara após encontrar indícios de nepotismo nas nomeações. Além da realização de concurso público, o termo exige a instalação de ponto eletrônico na prefeitura. Conforme o MP, a assinatura do TAC foi necessária […]
Arquivo -

Para acabar com nepotismo, MP exige concurso e ponto eletrônico em prefeituraO MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) firmou TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a prefeitura de após encontrar indícios de nas nomeações. Além da realização de concurso público, o termo exige a instalação de ponto eletrônico na prefeitura.

Conforme o MP, a assinatura do TAC foi necessária considerando-se a situação “de nomeação de servidores que possuem vínculo de parentesco com autoridades municipais, tais como prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores, para cargos em comissão de livre nomeação e exoneração, bem como para funções de confiança”.

Em trecho da publicação feita no Diário Oficial do MP do dia 18 de março – já disponível para consulta – a Promotoria destacou que a situação em Água Clara “faz com que a administração municipal se torne um verdadeiro “negócio”, um jogo de interesses escusos chamado “nepotismo”, onde o mérito não é levado em conta, mas sim o sangue que corre nas veias dos beneficiários”.

O TAC foi assinado nos autos do Inquérito Civil Público nº 06.2018.00000228-0 pelo promotor de Justiça Felipe Almeida Marques e pelo prefeito Edvaldo Alves de Queiroz, conhecido como Tupete. De acordo com o documento, a relação de servidores da prefeitura no mês de dezembro apontou 483 contratados sem concurso público.

Para regularizar a situação, o MP recomendou a adoção imediata de providências para a realização de concurso público. Com o TAC, a prefeitura fica obrigada a publicar no prazo de seis meses a licitação para contratação da empresa que fará o certame. Após a realização do concurso, ficou estabelecida a imediata convocação dos aprovados no prazo de 30 dias.

Também ficou definido que a prefeitura não poderá contratar nenhum funcionário além dos já existentes, além da obrigação de instalar ponto eletrônico em suas dependências no prazo máximo 30 dias, referente ao tempo necessário para licitar a compra dos equipamentos. O descumprimento total ou parcial dos termos do acordo acarreta multa diária de R$ 1.000,00.

A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito, mas ele não atendeu nem retornou as ligações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Últimas Notícias

Polícia

Homem persegue ex-namorada e ameaça postar fotos nuas dela nas redes sociais

Vítima procurou a delegacia e pediu medidas protetivas

Sérgio Cruz - O dia na história

1953 – Inaugurada a estação ferroviária de Ponta Porã

Entrega de ramal proporcionou povoamento de regiões isoladas por imigrantes de diversas regiões.

Charge

Banquete de Páscoa

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado