Pular para o conteúdo
Transparência

Para acabar com nepotismo, MP exige concurso e ponto eletrônico em prefeitura

O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) firmou TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a prefeitura de Água Clara após encontrar indícios de nepotismo nas nomeações. Além da realização de concurso público, o termo exige a instalação de ponto eletrônico na prefeitura. Conforme o MP, a assinatura do TAC foi necessária […]
Arquivo -

Para acabar com nepotismo, MP exige concurso e ponto eletrônico em prefeituraO MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) firmou TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a prefeitura de após encontrar indícios de nas nomeações. Além da realização de concurso público, o termo exige a instalação de ponto eletrônico na prefeitura.

Conforme o MP, a assinatura do TAC foi necessária considerando-se a situação “de nomeação de servidores que possuem vínculo de parentesco com autoridades municipais, tais como prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores, para cargos em comissão de livre nomeação e exoneração, bem como para funções de confiança”.

Em trecho da publicação feita no Diário Oficial do MP do dia 18 de março – já disponível para consulta – a Promotoria destacou que a situação em Água Clara “faz com que a administração municipal se torne um verdadeiro “negócio”, um jogo de interesses escusos chamado “nepotismo”, onde o mérito não é levado em conta, mas sim o sangue que corre nas veias dos beneficiários”.

O TAC foi assinado nos autos do Inquérito Civil Público nº 06.2018.00000228-0 pelo promotor de Justiça Felipe Almeida Marques e pelo prefeito Edvaldo Alves de Queiroz, conhecido como Tupete. De acordo com o documento, a relação de servidores da prefeitura no mês de dezembro apontou 483 contratados sem concurso público.

Para regularizar a situação, o MP recomendou a adoção imediata de providências para a realização de concurso público. Com o TAC, a prefeitura fica obrigada a publicar no prazo de seis meses a licitação para contratação da empresa que fará o certame. Após a realização do concurso, ficou estabelecida a imediata convocação dos aprovados no prazo de 30 dias.

Também ficou definido que a prefeitura não poderá contratar nenhum funcionário além dos já existentes, além da obrigação de instalar ponto eletrônico em suas dependências no prazo máximo 30 dias, referente ao tempo necessário para licitar a compra dos equipamentos. O descumprimento total ou parcial dos termos do acordo acarreta multa diária de R$ 1.000,00.

A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito, mas ele não atendeu nem retornou as ligações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TSE mantém decisão contra suplente por propaganda irregular em Amambai

‘Perrengue chique’: Noivos dão sacolinha e convidados levam 1,1 mil doces em poucos minutos

Com 27 vagas, concessionária que administra a MS-306 abre processo seletivo

Tempestade e vendaval: Campo Grande e 8 cidades de MS entram em aviso amarelo do Inmet

Notícias mais lidas agora

Moradores acusam MPMS por acordo que ‘alivia’ obrigações a condomínio por dano ambiental

‘Trabalha na empresa traficante’: morto na 14 de Julho exaltava tráfico nas redes sociais

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Abusada com ajuda da babá, menina relatou ter sido estuprada duas vezes pelo sobrinho

Últimas Notícias

Cotidiano

Serasa faz mutirão de renegociação on-line com até 99% de desconto nesta terça

É possível aderir à campanha de renegociação também nas agências dos Correios

Famosos

Advogada revela por que abandonou defesa de Hytalo Santos e Euro

Advogada Christianne Lauritzen deu detalhes da situação e ainda revelou um último pedido feito por Hytalo Santos e o marido

Polícia

Recém-nascido abandonado em caixa de frutas deve ser levado para abrigo em Aquidauana

Bebê está hospitalizado e não corre risco de vida

Política

Dourados reativa voos comerciais e espera ‘reconexão’ comercial com o mundo

Cidade passa a ter pousos e decolagens para o Aeroporto Internacional da Guarulhos três vezes por semana