Pular para o conteúdo
Transparência

Não seremos complacentes, diz corregedor do CNJ ao abrir inspeção no TJMS

O ministro Humberto Martins, corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), abriu a inspeção no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) nesta segunda-feira (21) explicando que o trabalho na Corte será de acompanhamento de rotina e pontuou ser uma pessoa rigorosa. “Não somos e não seremos complacentes. Se constatarmos algum desvio, seremos […]
Arquivo -
Ministro Humberto Martins
Ministro Humberto Martins

O ministro Humberto Martins, corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), abriu a inspeção no (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) nesta segunda-feira (21) explicando que o trabalho na Corte será de acompanhamento de rotina e pontuou ser uma pessoa rigorosa. “Não somos e não seremos complacentes. Se constatarmos algum desvio, seremos enérgicos”.

Martins ressaltou que o trabalho de correição deverá acontecer nos 27 tribunais pelo país como parte do programa que implantou junto com a gestão dele na Corregedoria. Na ocasião, serão coletados dados dos setores de informática e processuais, na intenção de se fazer uma radiografia dos tribunais estaduais do Brasil.

“Essas inspeções são o elo entre o Conselho Nacional de Justiça e os Tribunais de Justiça. Não são para punir, mas sim para conversar, dialogar e, no fim, encaminhamos relatório prévio com relação ao que for encontrado. Isso é submetido ao Conselho com eventuais recomendações”, explicou o ministro.

O corregedor frisou que a intenção da Corregedoria é fazer uma Justiça ágil e eficiente, uma ferramenta importante para fazer radiografia dos Tribunais e melhorar o funcionamento em atendimento ao público, julgamentos e questões extrajudiciais.

Durante o discurso aos desembargadores, o corregedor comentou sobre a imparcialidade de quem julga. “Juiz não pode favorecer e ferir a lei. Sou rigoroso com desvio de conduta. Juiz tem que ser imparcial porque ele defende a tese. O advogado tem que ser parcial por defender a parte”.

Atendimento

A partir das 14h30, em gabinete do CNJ instalado ao lado do Salão Pantanal, o Ministro Humberto Martins, Corregedor Nacional de Justiça, atenderá ao público por ordem de chegada, com credenciamento a partir das 14 horas, oportunizando ao cidadão oferecer reclamações, solicitar informações ou sugerir melhorias para o serviço jurisdicional diretamente ao corregedor.

Na programação da inspeção, o Corregedor do TJMS deve apresentar ao Ministro e à equipe do CNJ as novas instalações da Corregedoria do Tribunal, onde foram instalados o Numopede (Núcleo de Monitoramento do Perfil de Demandas), o Naccrim (Núcleo de Apoio de Combate ao e de Improbidade Administrativa) e a Covep/GMF (Coordenadoria das Varas de Execução Penal/Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário).

O Corregedor entregará ainda um relatório das atividades desenvolvidas pela Corregedoria-Geral de Justiça de 30 de janeiro a 30 de setembro de 2019, além de um cronograma de metas a serem implementadas pelo órgão no decorrer do restante do biênio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
camera celular

Campo Grande tem curso gratuito para quem quer aprender a tirar fotos fantásticas com o celular

“Peça fundamental da Direita”, define Catan sobre papel de Tarcísio na ‘briga’ entre Lula e Trump

incêndio

VÍDEO: Incêndio em terreno abandonado preocupa moradores do Jardim Leblon

BR-163 em MS

BR-163 tem seis trechos interditados nesta quarta-feira em MS; confira

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Inscrições para meia maratona entre Itaporã e Dourados terminam quinta-feira

Últimas Notícias

Política

Nelsinho e Tereza podem ir aos EUA pedir maior prazo para o tarifaço de Trump

Efeitos da decisão de Donald Trump podem começar a ser sentidos em MS após frigoríficos suspenderem a exportação de carne aos EUA

Emprego e Concurso

Concessionária MSVia tem 25 vagas abertas para equipes de atuação na BR-163 no estado

Vagas são para enfermeiro, socorrista APH e motorista APH

Política

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Foram aprovados seis projetos na sessão ordinária desta quarta-feira (16)

Cotidiano

Cassems alerta para golpe de falso médico em Campo Grande

A instituição teria recebido denúncias de pacientes, que foram abordados por golpistas pedindo dinheiro