Pular para o conteúdo
Transparência

MP quer saída de prefeito após flagra de servidores fraudando concurso

Prints de celulares apreendidos durante a Operação Back Door, deflagrada em 2018 pela PF (Polícia Federal) para apurar fraudes em concurso público de Aparecida do Taboado, mostraram servidores municipais negociando com empresas que realizariam o certame. Com base nas provas, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pediu o afastamento do prefeito Robinho […]
Arquivo -

Prints de celulares apreendidos durante a Operação Back Door, deflagrada em 2018 pela PF (Polícia Federal) para apurar fraudes em concurso público de , mostraram servidores municipais negociando com empresas que realizariam o certame. Com base nas provas, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pediu o afastamento do prefeito Robinho Samara (PSB).

“Os elementos carreados nos autos comprovam que o prefeito municipal José Robson Samara Rodrigues de Almeida, juntamente com Kaiser Carlos Correa, secretário municipal de administração, Everton Caramuru Alves, procurador-geral do município, e Paulo Henrique Marques, servidor público municipal, fraudaram o caráter competitivo do processo licitatório n.º 100033/2018, para a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de aplicação de concurso público, a fim de fazer vencedora a empresa Idagem Assessoria e Consultoria Eireli ME, de propriedade do denunciado Leonardo Pereira da Costa”, diz trecho dos autos n.º 08.2019.0006.7979-9.

A denúncia foi oferecida pelo MPMS ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) no dia 26 de abril deste ano contra 14 pessoas. Além do prefeito, do secretário Kaiser, do procurador Everton e do servidor Paulo, foram denunciados: Humberto Castilho Vale, técnico em contabilidade; Veriano Belliard; a advogada Ludmilla Corrêa; o economista Whyldson Mendes; o servidor Samuel Queiroz; os engenheiros Rafael Alexandre Faria e Jônatas Alves; e os servidores Weider Silva e Ronaldo Souza.

O processo é decorrente do Procedimento Investigatório Criminal de n.º 06.2018.000019904 instaurado pela Promotoria de Aparecida do Taboado para investigar o concurso em virtude da existência de ‘carta marcada’ para servidores e filho de servidores.

Servidores x participantes da licitação 

Segundo o MPMS, após análise no celular do dono da empresa Idagem, Leonardo Costa, foi possível constatar a combinação prévia de preços para a licitação à empresa Vale Consultoria, por meio do representante Humberto Castilho. Além de mensagens entre as empresas, foram encontradas também conversas de Leonardo com servidores.

Em oitiva durante os trabalhos da Operação Back Door, o empresário informou ao que o único contato que tinha com a administração antes da licitação era por meio do prefeito Robinho, a quem tinha conhecido em razão de trabalhos prestados na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Contudo, foram encontrados no celular dele mensagens trocadas com o secretário Kaiser e o procurador do município antes da data de início do certame. E, ainda, aviso dado pelo servidor Paulo Henrique, presidente da comissão de licitação, sobre convites enviados a empresas participantes da licitação para realizarem o concurso público, além de conversas sobre as cláusulas do edital.

Após escolha da empresa, as mensagens começam a ser voltadas ao favorecimento de determinados candidatos do concurso. Há caso, inclusive, de quem tenha conseguido fazer a inscrição mesmo após o término do prazo.

Em diversas mensagens de áudio, o empresário Leonardo trata com integrantes da administração sobre como fraudar o concurso. Em áudio, ele diz inclusive que um candidato passaria porque a prova é direcionada a quem trabalha da prefeitura. No resultado das provas escritas, comissionados envolvidos no esquema e que realizaram a prova para para analista de controle interno aparecem com nota 97,50.

A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito Robinho durante a tarde, mas ele não atendeu nem retornou às ligações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grupo desviou milhões em MS com cirurgias falsas pagas pelo SUS desde 2022

INSS já ressarciu mais de 24 mil pessoas em MS devido a descontos indevidos

Mulher sobrevive a acidente que matou marido e mãe no Pará e pede ajuda para retornar a Campo Grande

Umidade do ar chega a 15% em Campo Grande e riscos de incêndios aumentam

Notícias mais lidas agora

beto pereira denúncias matéria

Beto Pereira perde ação contra Midiamax por notícias que o apontam como chefe de corrupção no Detran

luan santana 18 anos de carreira

Você lembra? Luan Santana resgata vídeos marcantes de quando vivia em Campo Grande

Ação trancada por ‘morosidade’ em MS levou MPSP a investigar golpe bilionário da Ultrafarma

Comissão do Senado aprova exploração econômica em terras indígenas

Últimas Notícias

Política

Decisão sobre apoio à reeleição de Riedel pode definir racha no PSB de MS

Possível ida do governador tucano ao PP tem causado discordância do PSB regional com o nacional

Cotidiano

Governo Federal vai propor abertura de novos cargos em universidades e institutos

Anúncio foi feito pelo Ministro de Educação, Camilo Santana, nesta quarta-feira (13)

Brasil

Fachin e Moraes são eleitos presidente e vice do STF

Novo comando deve assumir o cargo no final de setembro

Transparência

R$ 30 bi em crédito e adiamento fiscal: confira Plano Brasil Soberano contra tarifas dos EUA

Lula lançou programa e reforçou busca por alternativas comerciais enquanto tenta aproximação com EUA