Política / Transparência

Governo adere à política nacional de transparência para facilitar acesso a dados

O Governo do Estado instituiu nesta quarta-feira (8) a Política de Dados Abertos dos órgãos e das entidades da Administração Pública Estadual. Essa medida, que vem do Governo Federal, visa facilitar o acesso aos dados do governo pela população. Em decreto publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Estado, o Executivo Estadual apresentou […]

Daiany Albuquerque Publicado em 08/05/2019, às 18h13

Sede do Governo de Mato Grosso do Sul, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Midiamax, Arquivo)
Sede do Governo de Mato Grosso do Sul, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Midiamax, Arquivo) - Sede do Governo de Mato Grosso do Sul, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Midiamax, Arquivo)

O Governo do Estado instituiu nesta quarta-feira (8) a Política de Dados Abertos dos órgãos e das entidades da Administração Pública Estadual. Essa medida, que vem do Governo Federal, visa facilitar o acesso aos dados do governo pela população.

Em decreto publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Estado, o Executivo Estadual apresentou os detalhes da nova ferramenta de transparência, que já está no ar, pelo endereço www.dados.ms.gov.br.

A medida determinada pela União deu prazo para que cada Estado pudesse se adequar. Entre os objetivos da nova ferramenta, estão: garantir e facilitar o acesso pelos cidadãos, pela sociedade e pelas diversas instâncias do setor público aos dados e às informações produzidas ou custodiadas pela Administração Pública Estadual; promover e apoiar o desenvolvimento da cultura da publicidade de dados e informações na gestão pública; definir e disciplinar os padrões e os aspectos técnicos referentes à disponibilização e à disseminação de dados abertos governamentais; aprimorar a cultura da transparência; entre outras coisas.

O Governo do Estado, porém, já possui o Portal da Transparência, onde constam todos os dados da administração estadual. A assessoria de imprensa do Executivo não soube informar se ambos os endereços terão link direto um para o outro, ou se funcionarão totalmente separados, apesar de constarem os mesmos dados.

Jornal Midiamax