Pular para o conteúdo
Transparência

Em recurso do tapa-buracos, TJMS rejeita ação de improbidade contra Usimix e empresários

A 1ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) deu provimento ao recurso da Usimix, fornecedora de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) e dos sócios, os empresários Paulo Roberto Álvares Ferreira e Michel Issa Filho, rejeitando-os na ação principal da força-tarefa do MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso […]
Arquivo -

A 1ª Câmara Cível do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) deu provimento ao recurso da , fornecedora de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) e dos sócios, os empresários Paulo Roberto Álvares Ferreira e Michel Issa Filho, rejeitando-os na ação principal da força-tarefa do MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) sobre o serviço de tapa-buraco em . A decisão é da última terça-feira (5).

Com isso, a empresa e os sócios deixam de ser réus por administrativa na ação, que segundo denúncia do Ministério Público, faria parte do ‘seleto’ grupo de empresas que firmou cerca de 30 contratos na gestão do ex-prefeito e atual senador Nelson Trad Filho (PSD) e fiscais da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

Em liminar do ano passado, a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges acatou a tramitação do recurso. Na decisão colegiada, o relator, desembargador Geraldo de Almeida Santiago, rejeitou o recurso, afirmando que em ação civil pública por ato de improbidade, basta que o autor faça uma descrição genérica dos fatos e imputações dos réus, sem necessidade de descrever em minúcias os comportamentos e as sanções devidas a cada agente, para que a denúncia seja admitida.

O desembargador Marcos José de Brito Rodrigues pediu vistas e proferiu outro voto, provendo o recurso, e criticando “a pluralidade de processos envolvendo a questão dos serviços de ‘tapa-buracos’”. De acordo com o desembargador, o fato ocasionou vários entendimentos ‘em questões que mereceriam um mesmo enfoque de interpretativo’.

O magistrado defendeu que a empresa Usimix, no processo licitatório, limitou-se no fornecimento da declaração anuindo à entrega do CBUQ às empresas interessadas em participar do certame. “Aliás, nenhuma prova de que teria havido recusa na entrega destas declarações para empresas interessadas na licitação foi acostada”. O desembargador João Maria Lós acompanhou o voto vista, acatando o recurso.

Na denúncia, o MP apontou que o problema estava em restringir, no edital da licitação, as empresas a comprarem CBUQ de usinas que estivessem a menos de 50 quilômetros do local da obra.

Em recurso do tapa-buracos, TJMS rejeita ação de improbidade contra Usimix e empresários

A força-tarefa pedia bloqueio de bens no valor de R$ 165 milhões para 17 réus. De acordo com os autos, as contratações foram feitas entre os anos de 2010 e 2012 e custaram mais de R$ 372 milhões até janeiro de 2015.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal encontra carne em quintal e seis gatos mortos no bairro Guanandi

moradia emha

Despejados de prédio no São Jorge da Lagoa se mobilizam na sede da Emha por moradia

Van Damme é acusado de ter relações sexuais com romenas vítimas de tráfico humano

Morre o ex-tenista Ivan Kley, pai do cantor Vitor Kley, aos 66 anos

Notícias mais lidas agora

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Daniel Alves recupera passaportes e pode retornar ao Brasil após ser absolvido pela Justiça

Últimas Notícias

Transparência

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

Corregedoria verificou possíveis irregularidades na atuação de membros do Ministério Público de MS no ano passado

MidiaMAIS

Café da manhã? Jiboia é flagrada engolindo pomba no Parque dos Poderes

Ciclo da vida silvestre chamou a atenção de servidores a caminho do trabalho

Brasil

Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à Presidência em 2026 durante evento em Salvador

Chefe do Executivo goiano também recebeu o título de cidadão baiano

Cotidiano

Em pesquisa sobre hábitos de consumo, IBGE quer saber gastos com apostas online

POF é a pesquisa que quer entender dinâmica financeira das famílias