Pular para o conteúdo
Transparência

Em nova ação popular, juiz dá 72 horas para prefeitura detalhar contrato com a Solurb

O juiz Marcel Henry Batista de Arruda, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, determinou, na tarde de ontem (9), que a prefeitura se posicione em 72 horas sobre possíveis irregularidades no contrato com a CG Solurb Soluções Ambientais – Ltda. O pedido faz parte de uma nova ação […]
Arquivo -

O juiz Marcel Henry Batista de Arruda, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de , determinou, na tarde de ontem (9), que a prefeitura se posicione em 72 horas sobre possíveis irregularidades no contrato com a Soluções Ambientais – Ltda. O pedido faz parte de uma nova ação popular ajuizada por um mecânico e aceita nesta semana pela Justiça.

Desde foi formalizado em outubro de 2012, o contrato foi alvo de investigação por parte do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), bem como de denúncias feitas por empresas concorrentes que alegavam terem sido lesadas.

Na época, o contrato foi firmado em R$ 1,6 bilhão por 25 anos para prestações dos serviços de coleta de lixo e varrição de rua. No entanto, as notas emitidas eram em nome da Financial Construtora Industrial Ltda, mas quem sempre forneceu os serviços, conforme a denúncia, é a CG Solurb.

Em um dos trechos da ação, o juiz afirmou que “diante disso, verifica-se, que os requeridos estão plenamente aptos a responderem pelos prejuízos e ilegalidades objeto de persecução desta ação popular, em face da relação jurídica e do nexo causal entre os fatos e a atuação de cada agente nos atos nulos objeto de persecução desta demanda”.

Em parte do processo, o magistrado expõe as inúmeras ações movidas contra a contratação. “É público e notório que existem diversas ações em trâmite na Comarca de Campo Grande objetivando a declaração de nulidade do edital licitatório n. 66/2012 como do decorrente contrato de concessão administrativa n. 332/2012, que permitiram à empresa CG Solurb Soluções Ambientais – SPE Ltda explorar os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos da capital”.

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Grande. O órgão informou “que até o momento a Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) não foi citada sobre a presente demanda, não tendo conhecimento de seu teor. Assim, não há como manifestarmos à respeito”.

Outra ação

Em julho de 2017, outra ação popular foi por empresário que não concordou com atitude do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) que anulou, em janeiro do ano passado, decreto do então prefeito Alcides Bernal (PP), que suspendia a contratação.

A Justiça pediu, então, que o MPE se manifestasse acerca do pedido. Em maio do ano passado o promotor Adriano Lobo Viana de Resende, da 29ª Promotoria de Justiça, concordou com os elementos apresentados pelo empresário, e recomendou que a Justiça dê seguimento a ação.

Na justificativa, o promotor argumenta que a decisão do TCE em suspender o decreto se deu em “uma situação verdadeiramente estranha” e que o processo chegou a ser extinto na corte, sem o julgamento do mérito.

Para o promotor, o segundo decreto publicado por Marquinhos Trad (PSD) perdeu eficácia a partir do momento que o TCE arquivou o procedimento sem julgar o objeto da ação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marrocos goleia Níger e é 17ª seleção na Copa do Mundo; veja lista atualizada dos classificadas

VÍDEO: fogo se alastra em vegetação na Avenida Tamandaré

Seguro-defeso do pescador artesanal terá novas regras em outubro

Motociclista morre na Santa Casa após acidente que deixou criança ferida

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

bodoquena MPMS SIGILO PROCURADOR

Procurador envia nudes para suposta adolescente e caso é investigado pela Corregedoria do MPMS

Adriane anuncia que comitê gestor irá assumir Saúde em Campo Grande

Após calor, Campo Grande registra queda de temperatura na noite desta sexta

Últimas Notícias

Esportes

Série B do Sul-Mato-Grossense tem três jogos neste final de semana

Neste sábado duelam Taveirópolis e Maracaju nas Moreninhas

Polícia

Vendedor de plano de internet invade casa e tenta abusar adolescente

Foi preso por invadir e tentar abusar de uma adolescente de 14 anos nesta sexta-feira (05)

Brasil

Cade aprova incorporação da BRF pela Marfrig

A Marfrig é uma multinacional brasileira dedicada à produção de alimentos

Polícia

Muro desaba e vendedor de frutas morre soterrado

O muro faz parte de um imóvel muito antigo