Pular para o conteúdo
Transparência

TJMS corta adicionais e exonera servidores dos cargos de confiança

A partir desta segunda-feira (1º) todos os analistas do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) símbolo PJFC-6 serão exonerados dos cargos de confiança que ocupam. A determinação do presidente do órgão, desembargador Paschoal Carmello Leandro, foi publicada no diário oficial do TJ da segunda-feira, mas que já está disponível para consulta. A […]
Arquivo -

A partir desta segunda-feira (1º) todos os analistas do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) símbolo PJFC-6 serão exonerados dos cargos de confiança que ocupam. A determinação do presidente do órgão, desembargador Paschoal Carmello Leandro, foi publicada no diário oficial do TJ da segunda-feira, mas que já está disponível para consulta. A justificativa para o ato é a crise financeira e distorções verificadas em cargos de comissão.

A portaria nº 1.456 prevê uma reestruturação funcional e administrativa no judiciário de Mato Grosso do Sul. Antes de determinar as exonerações e também diminuições de estagiários e “mirins”, o desembargador apresentou as justificativas da decisão.

Segundo Paschoal Carmello, comissão foi criada no início do mês de março para analisar o quadro de pessoal do TJMS e “buscar soluções para que possamos enfrentar a ressabida crise financeira e o déficit orçamentário que assola o Estado como um todo”.

Ainda conforme o desembargador, a comissão encontrou distorções nos cargos de comissão do poder Judiciário e fez com que readequação fosse necessária. A diminuição de gastos com pessoal para que o órgão não ultrapasse o limite prudencial da folha de pagamento também é citada pelo presidente.

No texto consta que a partir da segunda-feira (1º) todos adicionais de atividade específica concedidos desde 2006 serão revogados. A exceção fica para servidores efetivos que fazem trabalho de assistência em gabinete de juízes e também aos que atuam na Coordenadoria de Saúde do TJMS, esses permanecem com os adicionais.

O segundo artigo da portaria determina que todos analistas judiciários de coordenadoria no TJMS, no Fórum de , no CIJUS (Centro Integrado de Justiça) e no Fórum de sejam exonerados de suas funções de confiança. Os servidores afetados pela portaria são os que ocupam função de Assessor Técnico de Diretoria (símbolo PJFC-6).

Continuam nas funções de confiança, no entanto, servidores coordenadores lotados na Secretaria Judiciária de Primeiro Grau e os coordenadores de expediente existentes na Secretaria do Tribunal de Justiça, no limite de um por secretaria.

A portaria também determina que o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoal convoque os servidores que atuam em projetos especiais, assessor jurídico-administrativo, assessor jurídico de juiz, secretário-executivo e diretor de departamento vinculados à Presidência ou que estejam prestando serviços em área diversa da qual pertençam. Todos deverão voltar a atuar nas funções de origem.

Também na tentativa de reduzir gastos do tribunal, o presidente determinou que haja diminuição gradativa do número de estagiários e “mirins”. Só poderão permanecer dois estagiários por magistrado. Em relação aos “mirins”, deverá ser reduzida a quantidade de 30% dos profissionais, na medida em que os contratos forem vencendo.

Outra reestruturação chamada por Paschoal Carmello como “geral” será feita posteriormente. “Tendo como princípio a redução de custos e a otimização dos processos de trabalho e ferramentas de tecnologia da informação”, diz o desembargador.

Confira a portaria na íntegra abaixo:

TJMS corta adicionais e exonera servidores dos cargos de confiança TJMS corta adicionais e exonera servidores dos cargos de confiança

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Está na lista? SAD convoca aprovados em concurso de agentes socioeducativos em MS

Mato Grosso do Sul registra 30° feminicídio durante final de semana com 10 mortes

volta às aulas alunos escolas (Nathalia Alcântara

Sem apoio ou verba, mães enfrentam desafios para entreter a criançada na ‘semana do saco cheio’

Michelle Barros: quem é a ex-jornalista da Globo que traiu o marido em A Fazenda 17

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pagou perícia para pedir mais R$ 1,3 bilhão

Supercopa de Vôlei no Guanandizão: confira onde comprar ingressos e horários dos jogos

Salários de até R$ 30 mil: MS tem 7,5 mil vagas em concursos e seleções

Adolescente tentou salvar mãe vítima de feminicídio em Bandeirantes; marido fugiu

Últimas Notícias

Polícia

Bar é identificado como local de apostas ilegais e exploração de jogos de azar

O dono do bar, que fica em Nova Alvorada do Sul, foi levado à delegacia

Brasil

Menino de dois anos segue desaparecido após cinco dias no Paraná

Buscas por Arthur da Rosa Carneiro foram retomadas nesta segunda-feira

MidiaMAIS

Irmã gêmea de ex-BBB polêmica estará na Supercopa de Vôlei em Campo Grande

Conhece ela? Jogadora famosa disputará a final feminina da Supercopa Brasileira de Vôlei na Capital

Polícia

Mulher assassinada pelo marido tinha retomado relacionamento há duas semanas

Andrea já havia denunciado o marido à polícia duas vezes, sendo uma em 2023 e outra em 2024