A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para investigar reclamações de aumentos abusivos nas contas de energia elétrica definiu como presidente o deputado estadual Felipe Orro (PSDB), autor do segundo requerimento assinado por todos os deputados pedindo abertura da investigação.

Já o deputado estadual Capitão Contar (PL), cujo requerimento gerou polêmica na Casa de Leis e não obteve a quantidade mínima de assinaturas, será o relator dos trabalhos. Nesta terça-feira (26), os deputados participaram da primeira reunião para tratar do assunto. Além de Orro e Contar, estiveram presentes os deputados José Carlos Barbosa (DEM), Marçal Filho (PSDB) e Renato Câmara (MDB), além de advogados da concessionária de energia elétrica.

No encontro, ficou definido que a comissão se reunirá toda quarta-feira a partir das 14h e na próxima semana será definida a pauta de trabalho. Segundo Orro, deverão ser solicitadas ao Procon cópias dos processos contra a abertos com base em reclamações de consumidores.

Também será solicitada pela CPI cópia do inquérito civil que tramita na Promotoria de Defesa do Consumidor de . “Vamos em momento oportuno convidar o promotor para uma reunião e ouvi-lo sobre o que está sendo investigado”, adiantou o deputado.

Aberta oficialmente no dia 12 de novembro, a foi alvo de polêmica na ALMS. Requerimento apresentado por Contar não conseguiu a quantidade mínima de assinaturas para iniciar a investigação. Deputados justificaram que o motivo era a ausência de fato determinado. Em meio à polêmica, que contou com crítica de deputado federal nas redes sociais, Orrro ifnormou ter encontrado o fato determinado e conseguiu a assinatura de todos os demais colegas.