Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeitura deve fiscalizar despejo de entulho por ‘caçambões’, recomenda MP-MS

O MP-MS (Ministério Público Estadual) recomendou à Prefeitura de Campo Grande que passe a exigir o licenciamento do CTR (Controle de Transporte de Resíduos) de operadores de caçambas metálicas do tipo truck, os chamados “caçambões”, quando realizem transporte de entulhos. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do órgão desta sexta-feira (17). Segundo as diligências […]
Arquivo -

Prefeitura deve fiscalizar despejo de entulho por 'caçambões', recomenda MP-MSO MP-MS (Ministério Público Estadual) recomendou à Prefeitura de que passe a exigir o licenciamento do CTR (Controle de Transporte de Resíduos) de operadores de caçambas metálicas do tipo truck, os chamados “caçambões”, quando realizem transporte de entulhos. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do órgão desta sexta-feira (17).

Segundo as diligências do órgão, atualmente, a Prefeitura realizaria apenas a fiscalização dos caminhões basculantes do tipo brooke, as chamadas “caçambinhas”, por entender que apenas as mesmas teriam a exigência do licenciamento.

Em uma reunião com o Ministério Público, entretanto, representantes da Guarda Municipal, da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), relataram que a maior parte dos resíduos da construção civil despejados irregularmente em Campo Grande são oriundos do transporte dos “caçambões”.

“A carga dos “caçambões” é bem maior que a carga de resíduos transportada pelos “caçambinhas”, de modo que o prejuízo ambiental de transporte e disposição inadequada feitos por intermédio dos primeiros é maior que os feitos pelos segundos”, afirmou o promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida na recomendação.

O promotor alega que já existem dispositivos legais e regulamentares que apontam que qualquer veículo transportador de entulhos com capacidade acima de um metro cúbico “deve estar coberto com a respectiva CTR”, e pode ser objeto de fiscalização

Em reunião com o promotor, a Prefeitura de Campo Grande teria reconhecido o problema e cogitado alterar a legislação sobre a fiscalização do transporte de entulhos, porém, de acordo com o MP-MS, sem apresentar “qualquer prazo para a efetivação dessa providência”.

A recomendação pede que haja fiscalização “imediata” de todos os veículos que transportem entulhos da construção civil com volume acima de 1 metro cúbico na capital, mesmo os “caçambões” e os carroceiros, não fiscalizados pela Prefeitura.

O órgão quer que a Agetran cobre o CTR dos e das empresas prestadoras de serviço de transporte de , e que realize o credenciamento de todas as empresas do ramo, em um prazo de 30 dias. A recomendação foi emitida pela 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

2,5 toneladas de maconha e armas são apreendidas em Campo Grande

Equipes brasileiras são premiadas em Olimpíada de Astronomia

Defensoria realiza encontro com mulheres do Campão Orgânico

Botafogo conquista Brasileirão sub-20 de futebol feminino

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Motociclista sofre graves ferimentos em acidente na Tamandaré

Últimas Notícias

Brasil

Lista de desconto em crédito para a agricultura familiar é ampliada

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

Polícia

Ossada humana é encontrada em área rural de Maracaju

A ossada foi recolhida e encaminhada ao médico legista

Brasil

Com mais de 2,4 mil emendas, LDO deve ser votada nesta semana

Proposta ainda deve passar por votação em sessão conjunta do Congresso

Trânsito

Caminhoneiro de MS morre em acidente no Paraná

le trabalhava com o transporte de massa de asfalto na região de Cascavel (PR)