Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeitura deve fiscalizar despejo de entulho por ‘caçambões’, recomenda MP-MS

O MP-MS (Ministério Público Estadual) recomendou à Prefeitura de Campo Grande que passe a exigir o licenciamento do CTR (Controle de Transporte de Resíduos) de operadores de caçambas metálicas do tipo truck, os chamados “caçambões”, quando realizem transporte de entulhos. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do órgão desta sexta-feira (17). Segundo as diligências […]
Arquivo -

Prefeitura deve fiscalizar despejo de entulho por 'caçambões', recomenda MP-MSO MP-MS (Ministério Público Estadual) recomendou à Prefeitura de que passe a exigir o licenciamento do CTR (Controle de Transporte de Resíduos) de operadores de caçambas metálicas do tipo truck, os chamados “caçambões”, quando realizem transporte de entulhos. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do órgão desta sexta-feira (17).

Segundo as diligências do órgão, atualmente, a Prefeitura realizaria apenas a fiscalização dos caminhões basculantes do tipo brooke, as chamadas “caçambinhas”, por entender que apenas as mesmas teriam a exigência do licenciamento.

Em uma reunião com o Ministério Público, entretanto, representantes da Guarda Municipal, da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), relataram que a maior parte dos resíduos da construção civil despejados irregularmente em Campo Grande são oriundos do transporte dos “caçambões”.

“A carga dos “caçambões” é bem maior que a carga de resíduos transportada pelos “caçambinhas”, de modo que o prejuízo ambiental de transporte e disposição inadequada feitos por intermédio dos primeiros é maior que os feitos pelos segundos”, afirmou o promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida na recomendação.

O promotor alega que já existem dispositivos legais e regulamentares que apontam que qualquer veículo transportador de entulhos com capacidade acima de um metro cúbico “deve estar coberto com a respectiva CTR”, e pode ser objeto de fiscalização

Em reunião com o promotor, a Prefeitura de Campo Grande teria reconhecido o problema e cogitado alterar a legislação sobre a fiscalização do transporte de entulhos, porém, de acordo com o MP-MS, sem apresentar “qualquer prazo para a efetivação dessa providência”.

A recomendação pede que haja fiscalização “imediata” de todos os veículos que transportem entulhos da construção civil com volume acima de 1 metro cúbico na capital, mesmo os “caçambões” e os carroceiros, não fiscalizados pela Prefeitura.

O órgão quer que a Agetran cobre o CTR dos e das empresas prestadoras de serviço de transporte de , e que realize o credenciamento de todas as empresas do ramo, em um prazo de 30 dias. A recomendação foi emitida pela 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Foto ilustrativa

PR: Homem ameça colega de trabalho após desentendimento por ar-condicionado

Dourados recebe Geraldo Espíndola e Márcio de Camillo com Orquestra de Câmara do Pantanal

(Foto: Ilustrativa)

Secretaria de educação convoca aprovados em seleção para nutricionista

‘Escárnio com dinheiro público’: deputados de MS criticam projeto que aumenta vagas na Câmara em Brasília

Notícias mais lidas agora

Multada por fraude, empresa diz que ‘propina’ é pagamento por compra de fazenda em MS

Predador sexual que fez 163 vítimas se passou por menina para ameaçar adolescente de MS

Cardeais pedem unidade da Igreja em missa que abre o conclave

Maio Amarelo: Em menos de 72h, oito morreram envolvidos em acidente de trânsito em MS

Últimas Notícias

Política

ACP publica apoio após Câmara arquivar projeto que previa instalar câmeras de vídeo em salas de aula

A proposta era do vereador Rafael Tavares (PL) e foi arquivado após parecer da CCJR da Casa de Leis

Sem Categoria

Índia e Paquistão podem entrar em guerra? Aqui está tudo o que você precisa saber

Recentes ataques no território paquistanês aumentaram os alertas sobre possível confronto

Cotidiano

BR-163 em MS tem 15 trechos interditados nesta quarta-feira; confira

Além das interdições, 26 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga em MS

Mundo

Conclave vai durar quanto tempo? Quando será anunciado o novo papa? Veja previsões

Antes de serem isolados, cardeais apontaram um conclave rápido