Pular para o conteúdo
Transparência

Após decisão do TCU, MPF diz ter ‘legitimidade’ para atuar na Sangue Frio

Órgão se manifestou sobre o assunto em processos
Arquivo -

Órgão se manifestou sobre o assunto em processos

Depois do TCU (Tribunal de Contas da União) decidir que o (Ministério Público Federal) não deveria atuar nos casos relacionados à Operação Sangue Frio, o órgão se manifestou nos processos afirmando ter “legitimidade” para atuar nos casos.

O MPF argumentou que a ação civil pública que apura irregularidades identificadas na Operação Sangue Frio trata “de interesse eminentemente federal por uma série de razões”.

Entre as justificativas, o órgão apresentou que os problemas causaram prejuízos à Fundação Cármen Prudente (Hospital de Câncer Alfredo Abrão) e ao Ministério da Saúde. “Quanto à competência criminal, a legislação exige a prática de infrações penais em detrimento de bens, serviços ou interesses da União para fixar a competência da Justiça Federal, o que efetivamente ocorreu”, disse.

 A operação

A Operação Sangue Frio, deflagrada pela Polícia Federal e pela CGU em 2013, apurou diversas irregularidades ocorridas na Fundação Carmem Prudente de Mato Grosso do Sul (Hospital do Câncer), como: contratação de empresas prestadoras de serviço de propriedade dos diretores ou vinculados à família de Adalberto Siufi; contratação de familiares para ocupar funções responsáveis pelas finanças da fundação e para ocupar altos cargos; cobrança do Sistema Único de Saúde de procedimentos de alto custo após o óbito dos pacientes; e acordo com farmácia com indício de superfaturamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
juliana otavio mesquita inequerito denuncia estupro

Caso Juliana Oliveira e Otávio Mesquita: denúncia de estupro no SBT vira inquérito na polícia

Homem agride namorada com soco na boca após discussão em MS

Silêncio, luto e reflexão marcam a Sexta-feira da Paixão para católicos na Capital

tempo chuvas

Prepare o cobertor e o guarda-chuva: Feriadão será de chuvas e temperaturas amenas em MS

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

comércio

Sexta-Feira Santa: Confira o que abre e o que fecha no feriadão em Campo Grande

Novas tecnologias são apostas de gigante da celulose para mitigar impactos em MS

cauã bella campos vale tudo

Gravações de Vale Tudo são canceladas e Cauã Reymond pede para deixar a novela

Últimas Notícias

Cotidiano

Mercados de bairro têm movimento tranquilo e pouca variedade de ovos na Sexta-feira Santa

Empresários esperam crescimento no atendimento no domingo de Páscoa

Famosos

Eliminado, Diego Hypólito descobre tudo que Gracyanne falou dele no BBB e a aplaude: ‘parabéns’

"Eu não achava que era dessa maneira", lamentou Diego Hypólito ao ter conhecimento das falas de Gracyanne Barbosa

Emprego e Concurso

Prefeitura de Nioaque abre seleção com 117 vagas e salário de até R$ 4,8 mil

De psicólogos a motoristas, a seleção oferece vagas para candidatos alfabetizados até graduados no ensino superior

MidiaMAIS

Quer ‘passarinhar’? Corumbá e Ladário entram pela 1ª vez no Desafio Natureza Urbana 2025

Intenção é que toda a comunidade participe, não necessariamente indo nos passeios fotográficos, mas, registrando os bichos do quintal de casa