Pular para o conteúdo
Transparência

Operação da PF fez buscas e condução coercitiva na Educação e na Fazenda

Ao todo, foram 32 mandados de busca
Arquivo -

Ao todo, foram 32 mandados de busca

A Operação Máquinas de Lama, desenvolvida nesta quinta-feira (11)  fez buscas em duas secretarias estaduais nesta quinta-feira (11) no Parque dos Poderes. Além da Educação, onde os funcionários ficaram para o lado de fora enquanto as buscas eram realizadas, os trabalhos foram desenvolvidos também na Secretaria de Fazenda. No prédio, além do recolhimento de documentos, segundo a reportagem apurou, foi feita a condução coercitiva do assessor especial do Governo,Jader Julianelli, que chefiou a pasta no governo de André Puccinelli, na época em substituição ao ex-secretário Mário Sérgio Lorenzetto.  Ao todo, foram 32 mandados de busca, entre prédios privados e públicos.

As buscas fazem parte da 4ª fase da Operação Lama Asfáltica, batizada de Máquinas de Lama, que tenta desmontar ‘organização criminosa’ responsável pelo desvio de recursos públicos durante o governo de André Puccinelli (PMDB). O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, esteve mais cedo no local. As buscas foram acompanhadas pelo secretário especial Felipe Mattos.

Puccinelli foi conduzido coercitivamente para depoimento e será monitorado por tornozeleira eletrônica.Também teve fiança de R$ 1 milhão arbitrada.  O ex-governador não poderá ausentar-se de nem manter contato com investigados.

As suspeitas

Segundo a Polícia Federal, os desvios eram feitos por meio de direcionamento de licitações públicas, superfaturamento de obras públicas, aquisição fictícia ou ilícita de produtos e corrupção de agentes públicos, que resultaram em um prejuízo de cerca de R$ 150 milhões aos cofres públicos.

Conforme informações obtidas pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax, documentos, materiais didáticos e computadores foram apreendidos no prédio da Secretaria de Educação. Alguns teriam relação com a Gráfica Alvorada, já investigada em outras fases da Operação Lama Asfáltica. Mirched Jafar Júnior, dono da Gráfica Alvorada, é um dos três investigados presos preventimante nesta manhã. Além de Mirched Jafar Júnior, o ex-secretário da Fazenda André Cance Júnior também foi detido.Operação da PF fez buscas e condução coercitiva na Educação e na Fazenda

O ex-governador André Puccinelli e seu filho, o advogado e professor universitário André Puccinelli Júnior foram conduzidos coercitivamente para a sede da delegacia federal nas primeiras horas da manhã. Mesmo sem ser preso, Puccinelli deverá usar uma tornozeleira eletrônica.

Rodolfo Holsback, dono da H2L e da HBR, também foi levado em condução coercitiva. Ao todo, são nove mandados de condução e 32 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de valores nas contas bancárias de pessoas físicas e empresas investigadas.

Servidores dos três órgãos que conduzem a operação, Polícia Federal, CGU (Controladoria Geral da União) e Receita Federal estiveram na sede das empresas Digix, a antiga Digitho Brasil, HBR e H2L. Todas com contratos com o governo do Estado durante a gestão de Puccinelli, que foi governador entre 2007 a 2014.

Ao todo, 270 agentes da PF, servidoer CGU e Receita Federal atuam na Operação, nas cidades de Nioaque, e Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, São Paulo (SP) e Curitiba (PR).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Setembro verde: Mais de 250 pessoas esperam por transplantes de órgãos em MS

Dourados ocupa ranking nacional de inserção de DIU pelos SUS

Após anúncio do desembarque, Lula almoça com Alcolumbre e ministros do União Brasil

simone

“Fica pronta no 1º semestre de 2026”, diz ministra do Orçamento sobre ponte do MS ao Paraguai

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

AO VIVO: STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

paçoqueiros vendedores de paçoca vendedor porco

Higiênicos, paçoqueiros do mesmo ponto sofrem consequências de atitude de vendedor ‘porco’

Últimas Notícias

Brasil

Advogado de Braga Netto alega cerceamento da defesa em dois pontos do processo

O advogado argumentou que teve acesso às provas dois dias antes da instrução

Cotidiano

Tempo seco: umidade do ar pode chegar a 12% em cidades de MS

Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois alertas de baixa umidade do ar nesta quarta-feira (3)

Cotidiano

De aferição de pressão arterial a vacinação, Corumbá recebe ação noturna de saúde nesta quarta-feira

A ação acontecerá na unidade de Estratégia Saúde da Família Ênio Cunha 1

Cotidiano

Com descontos de até 70%, Prefeitura de Dourados inicia 3ª etapa do Refis

O prazo para adesão encerra-se no dia 30 de setembro