Arquiteta tinha cargo na prefeitura

A arquiteta Maria Clara Mascarenhas Scardini, esposa do ex-prefeito , de , distante 444 quilômetros de Campo Grande, foi nomeada superintendente do (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) nesta segunda-feira (17), de acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União.

A nomeação é assinada por Kátia Santos Bogéa. Maria Clara possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (1997). Em março, o Iphan negou haver articulação política para que a arquiteta assumisse o cargo. Esposa de ex-prefeito é nomeada superintendente do Iphan em MS

Maria Clara ocupou cargo de diretora-presidente da Fuphan (Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico) e foi nomeada pelo próprio marido, o ex-prefeito da cidade, o ano de 2015.

O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) recomendou, na época, a exoneração da arquiteta por , ou seja, favoritismo na nomeação de parentes em cargos públicos.

O ex-prefeito emitiu nota na época chamando a decisão do Ministério Público de ‘alarde'. A ex-primeira-dama reforçou as palavras do marido por meio do Facebook. “Se tem uma coisa que me deixa tranquila é o trabalho faço e o amor que sinto por Corumbá. Irei continuar trabalhando pelo bem da cidade que escolhi para viver e criar meu filho. Apenas lamento a forma oportunista e covarde que alguns exploram um assunto que está somente na fase de pedido de informações”.

“O cargo que exerço de Diretora Presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico tem respaldo legal e moral. Ocupo uma função eminentemente técnica, sou arquiteta e urbanista. Não entendo muito de política, mas com certeza a exploração exagerada desse assunto já é o início antecipado da disputa do ano que vem. Venham, estamos preparados”, finalizou o texto publicado na rede social na época.