Pular para o conteúdo
Transparência

Controladoria se prepara para encontrar erros nas contas e serviços estaduais

Plano de trabalho será apresentado em 60 dias
Arquivo -

Plano de trabalho será apresentado em 60 dias

Chefe da Controladoria-Geral do Estado, o auditor federal de finanças e controle no Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União Carlos Eduardo Girão de Arruda terá como missão revisar contratos do governo estadual, tanto de pessoal como de serviços, e indicar ao governo de Reinaldo Azambuja (PSDB) como cortar gastos para enfrentar a própria PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do Limite dos Gastos, apresentada nesta semana a Assembleia Legislativa.

Para isso, o órgão, que atualmente está na Sefaz-MS (Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul) deverá ter prédio próprio, com ouvidoria próxima da população e incorporar a Auditoria-Geral do Estado, com 55 servidores concursados.

“Primeiramente, vamos estruturar o órgão para trabalhar. Temos 55 servidores competentes, que já lidam com auditoria e ouvidoria e vamos integrar também o trabalho da Corregedoria Estadual para, em conjunto, montarmos um plano de trabalho para o ano”.

Nomeado nesta semana, Carlos Eduardo traz experiência da implantação da Controladoria-Geral do município de . Arruda era Controlador-Geral da União em São Paulo quando o então prefeito Fernando Haddad implantou o órgão. O controlador também acompanhou a implantação da controladoria estadual em Minas Gerais, pelo governador Fernando Pimentel.

“A ideia é desenvolver um trabalho pautado na tecnologia da informação. No ano passado, foram firmados instrumentos entre a auditoria estadual e a Controladoria-Geral da União para fazermos cruzamento de dados para identificarmos as áreas mais críticas para atuarmos”, pontua.

Na prática, um dos trabalhos da Controladoria é atuar após sugestões e denúncias da população e dos servidores sobre como, por exemplo, um serviço pago pelo governo do Estado é oferecido.

“Vamos analisar a prestação do serviço por meio de um procedimento administrativo, ver como o trabalho dos servidores é feito e após identificar possíveis erros vamos recomendar o reembolso do valor investido. Caso a empresa não pague, a questão vai para a Procuradoria-Geral do Estado para cobrança judicial ou para o Ministério Público para investigação”.

Investimentos e cortes

Outro papel desenvolvido pela Controladoria é o de identificar onde é preciso investir e cortar gastos. “Nossa função é alertar o governo para que se cumpram os índices obrigatórios, constitucionais e legais, respeitando os parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

O controlador não descarta, para isso, mais demissões de comissionados. “O Ministério da Transparência faz uma análise sistemática com folha de pagamento, o setor de tecnologia da informação levanta o que parece estar errado e isso tudo é checado. É um trabalho que tem que ser feito sempre”.

Perfil

Carlos Eduardo Girão de Arruda é economista e advogado e ocupava o cargo de auditor federal de finanças e controle no Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral antes de ser cedido para o governo do Estado.

Ele foi chefe do Ministério da Transparência em Mato Grosso do Sul entre 2006 e 2011, durante as operações Uragano e Owari, deflagradas em conjunto com a Polícia Federal. Em São Paulo, foi chefe da CGU de 2011 a 2015. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão