Pular para o conteúdo
Transparência

Conselho da OAB vai debater mudança em fundos do MPE e da Defensoria

Projetos estão tramitando na Assembleia
Arquivo -

Projetos estão tramitando na Assembleia

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul anunciou hoje que vai levar para o Conselho Estadual a discussão sobre as leis que criaram fundos destinados ao Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Procuradoria Geral do Estado, além das mudanças que estão sendo propostas à Assembleia Legislativa. De acordo com nota divulgada pela Ordem, a decisão foi tomada diante dos questionamentos sobre o assunto. A próxima reunião do Conselho  está prevista para o dia 31 de março, no plenário da sede da OAB, na avenida Mato Grosso.

Entre os parlamentares na Assembleia, uma das questões apresentadas é se a mudança não seria uma forma de driblar o teto nos gastos públicos que está sendo proposto em Mato

Segundo informado, serão convidados representantes dos órgãos referidos para que, “em querendo, apresentem suas considerações antes de deliberaem sobre as possíveis medidas da serem adotada.

Discussão na Assembleia

Mudanças propostas na utilização dos Fundos estão sendo alvos de debate na Assembleia. Ontem, depois de reunião com representantes da Defensoria e do MPE, o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi, condicionou a aprovação do projeto que prevê o uso do Fundo de Desenvolvimento do MPE (Ministério Público Estadual) e Defensoria Pública, para pagar verbas indenizatórias aos servidores dos dois órgãos a uma pesquisa em curso acerca da tabela de custos notariais.

O MPE enviou o projeto à Assembleia justo na semana em que se tornou público uma licitação para o gasto de até R$ 66,8 mil na reforma de banheiros no prédio da Procuradoria da Justiça. O episódio foi mal visto pelos deputados e a obra foi suspensa.

O Fundo arrecada dinheiro das taxas cobradas pelos cartórios. Além do MPE e Defensoria, recebem o benefício o Tribunal de Justiça, de Contas, Procuradoria Geral do Estado e a própria OAB.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mãe de recém-nascido ‘abandonado’ em caixa de frutas não sabia que estava grávida, diz polícia

HR de Dourados terá capacidade para atender 1 mi de pacientes de 33 cidades

Plataforma oferece curso de inglês online e gratuito para estudantes da rede estadual

Pernas humanas e pé são encontrados pela polícia em Porto Alegre

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Hospital de Sidrolândia abre agendamento para cirurgias de estrabismo e otoplastia

Últimas Notícias

Polícia

Corpo de adolescente indígena em decomposição é encontrado em Dourados

As autoridades estavam esperando o líder indígena ir fazer o reconhecimento da vítima

Cotidiano

Mais de 100 mil empresas de Mato Grosso do Sul registraram inadimplência no mês de junho

31,5% dos CNPJs do estado estavam negativados no período

Brasil

Anvisa proíbe mais de 30 suplementos por ‘condições insalubres’ de produção; confira a lista

Medida foi tomada após inspeção sanitária

MidiaMAIS

Rei da Pornochanchada tranquiliza fãs e se prepara para nova agenda de shows

Ator sul-mato-grossense apresentou quadro de infecção generalizada