Painel dos Municípios será lançado

Capitais de todo o Brasil, com exceção de Aracaju (SE), recebem no próximo dia 6 o Encontro Município Transparente que já conta com mais 2.350 inscrições, sendo que o público alcança prefeitos, vices, secretários, controladores municipais e assessores, bem como sociedade civil. Haverá, ainda, o lançamento do Painel dos Municípios.

No evento os participantes serão capacitados sobre medidas de aperfeiçoamento da gestão; de prevenção e combate à corrupção; e de incentivo à transparência. E os interessados podem se inscrever até a próxima terça-feira (31).

O conteúdo programático inclui palestras sobre: orçamento; controle interno na Administração Pública; licitações e contratos; responsabilização de servidores e entes privados; prestação de contas; Portal da Transparência; Lei Anticorrupção; ouvidoria pública; entre outros temas.

Painel dos Municípios

Trata-se de site que consolida dados produzidos e coletados pelo Ministério da Transparência, nos últimos cinco anos, sobre os 5.561 municípios brasileiros. O objetivo da página é apoiar a gestão dos prefeitos, além de estimular nos cidadãos o exercício do controle social.

A ferramenta permitirá a consulta sobre: relatórios de auditoria e fiscalização; valor de transferências de recursos federais; convênios já celebrados com a União; denúncias e reclamações; operações especiais; e relação de empresas declaradas inidôneas.