Pular para o conteúdo
Transparência

Após pedido do MPE-MS, Prefeitura promete opções para taxa do lixo

Prefeito Marquinhos criticou "incoerência" de recomendação MPE-MS 
Arquivo -

Prefeito Marquinhos criticou “incoerência” de recomendação MPE-MS 

A Prefeitura de Campo Grande foi recomendada pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) a não sancionar o projeto de lei, encaminhado pelo próprio prefeito Marquinhos Trad (PSD), que pode incluir a taxa de nas cobranças da tarifa de água a partir de 2018.

O projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal da Capital na última quinta-feira (23). Na última terça-feira (21), antes da aprovação do projeto, promotores de três Promotorias de Justiça de Campo Grande se reuniram e instauraram um inquérito para apurar a cobrança.

Como parte do inquérito, os promotores emitiram a recomendação conjunta à Prefeitura e à concessionária Águas Guariroba, que ficaria responsável pela cobrança da taxa, que não “casem” os tributos de coleta e de tratamento de águas.

A preocupação dos investigadores é que, com a aprovação da lei, os contribuintes que não suportarem a cobrança conjunta “tenham, contra a sua dignidade, de experimentar a situação humilhante de ver os serviços essenciais de abastecimento de águas e de esgoto sanitário interrompidos”.   

O MPE-MS deu prazo de dez dias para que a Prefeitura e a Águas Guariroba informem acerca de providências para cumprir a recomendação. Caso não respondam o órgão no prazo, ambos podem ser responsabilizados judicialmente, alerta.Após pedido do MPE-MS, Prefeitura promete opções para taxa do lixo

Opções na cobrança

Um dia após a emissão da recomendação, o prefeito Marquinhos Trad esteve reunido com membros do MPE-MS, na quarta-feira (22), para explicar o plano da Prefeitura para a taxa de lixo e pedir aval dos promotores que investigam a regularidade da cobrança.

Marquinhos disse que, após a conversa com os promotores, houve uma emenda no projeto de lei que alterou a proposta. Uma das mudanças é que a partir de 2018, pelo menos 60% da população tenha descontos na taxa de limpeza urbana.

A partir de 2019, segundo o prefeito, a Prefeitura deve instaurar um canal telefônico pelo qual os contribuintes vão poder escolher o modo pelo qual vão receber a fatura do lixo: na , de energia, ainda na tarifa do IPTU ou em um boleto bancário isolado.

“A gente não vai ditar nada, o consumidor é quem vai decidir”, disse Marquinhos. Ele explica que a mudança, além de ser uma recomendação do MPE-MS, cumpre uma determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) que impõe que taxas de lixo e de águas não podem ser cobradas juntas.

“Incoerência” do MPE-MS

Em uma agenda nesta sexta-feira (24) em uma escola municipal, Marquinhos reclamou do que chamou de “incoereência” do MPE-MS em relação à recomendação para a Prefeitura sobre a separação da cobrança.

“Para mim há incoerência e confissão de inércia muito grande do Ministério Público, porque municípios cobram há anos na conta de água [a tarifa de lixo] e eles nunca falaram nada”, disse Marquinhos.

Ele cita exemplos de Jardim, e , onde a cobrança das taxas de lixo e água são casadas, e onde o MPE-MS não se posicionaria. Marquinhos anunciou que a Prefeitura irá lançar um vídeo explicativo para a população sobre como será cobrada a taxa de lixo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atirador em moto dispara nove vezes contra casal em Gol no Aero Rancho

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

cepol amigo

Jornalista é acusado de estuprar menino de 11 anos em Campo Grande

Com foco em assistência social, Mesa de Negociação de Campo Grande realiza primeira reunião

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Alems autoriza concurso público com vagas para ensino médio e superior

Últimas Notícias

Esportes

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Em Aracaju, no confronto de ida da decisão da competição.

Polícia

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Após divulgação de que eram procurados, os dois se apresentaram

Cotidiano

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

O ator foi homenageado no festival de cinema, “Um País chamado fronteira”, em Ponta Porã

Brasil

Tarifa social de energia elétrica é aprovada em comissão do Congresso

O texto isenta famílias de baixa renda da conta de luz em casos de baixo consumo