Pular para o conteúdo
Transparência

Promotor recomenda que Prefeitura torne públicas informações sobre tapa-buraco

"Buracolândia" motivou a recomendação
Arquivo -

“Buracolândia” motivou a recomendação

O promotor Fernando Martins Zaupa recomendou que Prefeitura de encaminhe todas as ações realizadas pelo poder Executivo municipal referentes à manutenção e conservação de todas as vias públicas neste ano de 2016. Zaupa determina um prazo de 30 dias para a prefeitura repasse estas informações de forma digitalizada ao Ministério Público, conforme publicação no Diário Oficial do órgão desta quinta-feira (16). 

A “buracolândia” denunciada pelas redes sociais e canais de comunicação disponíveis para a população apresentam diversos relatos de danos patrimoniais e até mesmo físicos, sendo voz comum em praticamente todos os bairros do municípios.

O promotor ainda enfatizou que o município de Campo Grande apresenta inaceitável e péssima situação de conservação e manutenção das vias públicas. O promotor ainda destacou que a situação há tempos passa do limite do razoável e aceitável em termos de Direito Administrativo.

A recomendação também considera que os diversos buracos, apresentados nas mais variadas dimensões, profundidades e estados, não apenas danificam a propriedade veicular do cidadão já tomado de tributos, como também está a causar inúmeros acidentes de trânsito, com estorno ao fluxo de veículos, atrasos, mobilização (gastos públicos) de órgãos de trânsito. De segurança, de saúde e emergência, além das constatações recentes de danos a integridade física e até mesmo morte de munícipes.

Outro detalhe detalhado pelo promotor é que outra consideração para a recomendação é que há constatação de procedimentos inadmissíveis, como lançamento de CBUQ ou cascalhos ou bica corrida em valas e buracos, sem atendimento às regras basilares de operação de tapa-buracos, além de absurdos como preenchimento de buracos sem o recorte do revestimento asfáltico, sem a devida limpeza, sem emulsão asfáltica e sem compactação.

A recomendação inclui informações sobre todas as atividades administrativas (licitações; cumprimento de contratos já existentes; ordenação de despesas; repasses e pagamentos; planilha de execução de serviços de tapa-buracos, recapeamento, asfaltamento, com a devida localização, material empregado, forma de serviço, identificação dos agentes públicos ou privados executados diretos dos serviços).

A prefeitura tem o prazo de 10 disa úteis para que informe se irão cumprir os termos desta recomendação, contados da data do recebimento.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Campo Grande informou que não recebeu nenhuma notificação sobre o assunto e quando receber irá responder ao órgão competente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados