Pular para o conteúdo
Transparência

Presidente da Fundac investigado pelo MPE assume ordenação de despesas de edital cultural

Decisão foi publicada no Diogrande desta quarta (8)
Arquivo -

Decisão foi publicada no Diogrande desta quarta (8)

O diretor-presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Emerson Borges dos Santos, foi designado como ordenador de despesas da edição de 2016 do (Fundo Municipal de Investimentos Culturais). A nomeação foi divulgada na edição desta quarta-feira (8) do Diogrande (Diário Oficial de ).

Emerson assumiu interinamente a pasta em substituição a Wilton Edgar Acosta, em 13 de maio deste ano. O servidor é citado em uma investigação do MPE (Ministério Público Estadual) sobre suspeitas de irregularidades nas chamadas dos comerciantes para ocuparem os quiosques da “Cidade do Natal”, durante a edição de 2014.

Emerson foi um dos componentes da Comissão de Seleção dos comerciantes naquele ano, e teria facilitado o contrato de um cunhado para vender frango frito e batata frita no evento. As irregularidades apontadas também deram início a uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Folia, que investigou o caso e outras suspeitas.

Em entrevista ao Jornal Midiamax, o ex-gestor da pasta Edgar Acosta afirmou que a Prefeitura estaria compromissada com o destino de 1% do orçamento municipal aos investimentos na Cultura e teria a intenção de pagar o edital pendente do FMIC 2014, mas eximiu a atual gestão da responsabilidade pelo calote, afirmando que estariam tomando as medidas legais possíveis.

O Fórum de Cultura de Campo Grande tem questionado a atuação da Fundac e a composição dos editais de cultura lançados até então, inclusive o não lançamento do edital FMIC 2015. Como ordenador de despesas do FMIC, o presidente da Fundação, Emerson Borges, deve ser o responsável pela autorização de pagamentos, dispensas e recursos aos artistas que se inscreverem no edital de 2016.

(Sob supervisão de Daiane Libero)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

No Centro, carreta-escola do Senac oferece diversos cursos de gastronomia gratuitos neste mês

tabu

Capital vizinha, Cuiabá vai ter Mounjaro na rede municipal de saúde

Fumaça de incêndio invade escola municipal, que suspende aulas em Campo Grande

Ex bate em mulher e nos filhos por não aceitar fim do relacionamento em São Gabriel do Oeste

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

Em cinco anos, 11 prefeituras do PSDB foram alvo de operações em Mato Grosso do Sul

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

detran

Problema hidráulico suspende atendimento do Detran-MS no Shopping Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Rússia vê pausa em negociações com Ucrânia e acusa Otan de ‘lutar contra’ Moscou

Declarações de Trump sobre próxima reunião seriam "infundadas", segundo Peskov

Variedades

Polaroid com famosos: fotos criadas por IA viralizam na web; saiba como fazer

Nova trend das redes sociais consiste em usar inteligência artificial para criar fotos com ídolos

Cotidiano

Sem trégua: calorão de 40°C persiste em MS por mais uma semana

Previsão indica chance de chuva isolada, mas sem ameno nas altas temperaturas

Cotidiano

Feirão de habitação terá imóveis com subsídios de até R$ 87 mil em Campo Grande

No feirão haverá centenas de imóveis de até R$ 250 mil