Pular para o conteúdo
Transparência

Com Coffee Break na berlinda, Passos nega que MPE tenha ocultado provas

Procurador acusa advogados de tentar manipular a opinião popular e contaminar ação
Arquivo -

Procurador acusa advogados de tentar manipular a opinião popular e contaminar ação

Questionada por todos os denunciados e considerada ‘frágil’ por advogados que defendem alguns dos acusados, a Operação Coffee Break e suas provas mais contundentes contra 24 pessoas que teriam orquestrado um esquema criminoso para cassar Alcides Bernal (PP) estão presentes nos autos físicos que acompanham a denúncia, é o que garante Paulo Cezar dos Passos, Procurador-Geral de Justiça, maior autoridade do MPE-MS (Ministério Público Estadual).

Alguns dos defensores dos réus apontam que o MPE ignorou, propositalmente, provas que poderiam inocentar os acusados. Duras críticas de advogados não repercutiram bem na cúpula da instituição, e levaram o Procurador a se manifestar no processo que agora tramita na Justiça.

“O Ministério Público não ocultou provas e nem tem qualquer intenção de prejudicar a ampla defesa dos acusados, na qual, destaque-se, não deveria estar englobada essa forma maliciosa de ataque à Instituição, a qual somente se destina a tentar manipular a opinião popular e contaminar os destinos da ação penal”, disse Passos nos autos.

As defesas dos 24 acusados negam as acusações feitas pelo Ministério Público e pedem que o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), rejeite a denúncia.  “Maldosas ilações e irresponsáveis conclusões nela alcançadas, exemplos vivos do açodamento com que se houve o MPE e de seu patente descompromisso com a investigação criminal séria e isenta, bem assim de seu voraz apetite midiático”, disparou o advogado Newley Amariila.

“Em verdade, num procedimento fantasioso e midiático, querendo mostrar ser a vestal das instituições, trilhou caminho inverso do que é o cerne de sua instituição. A acusação endereçada ao denunciado é pífia”, escreve o advogado Renê Siufi, que defende políticos citados pelo órgão.

Passos se defende e afirma que ‘no despacho judicial, as determinações para juntada das mídias foram destinadas ao Departamento Judiciário Auxiliar do TJMS e não ao Ministério Público, mas considerando a indevida exploração midiática é importante frisar que os aludidos elementos de prova estão disponíveis nos autos físicos que acompanharam a denúncia’.

Apesar de afirmar que o MPE se preocupou com o ‘acesso integral ao material obtido’ durante as investigações, já que parte dele poderia acarretar ‘exposição gratuita da imagem de vários dos acusados, o que é absolutamente desnecessário à apuração dos ilícitos, vez que a acusação pesa contra fatos a eles imputados e não contra os indivíduos, cuja vida privada, fora do que se refere à prática criminosa’, os documentos tornados públicos contrariam, na opinião dos advogados,  a fala do Procurador-Geral.

Ao retirar o sigilo das investigações, o MPE tornou pública algumas fotografias de vereadores em momentos íntimos, contas de cartão de crédito com gastos alimentares e gostos pessoais, conversas de whatsapp de cunho pessoal e jocoso que até já causaram mal estar público, além de encontros fortuitos e profissionais que, para os denunciados, integram o desempenho de suas funções públicas.

“O MPE reafirma o respeito à legalidade, bem como aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, sendo que reitera que se encontram nos autos principais e nas cautelares todos os elementos de prova colhidos durante a investigação”, finaliza Passos.

A justificativa do Procurador-Geral acontece logo após uma decisão do desembargador Luis Claudio Bonassini, que entendeu que ‘algumas mídias’ que integram a denúncia do MPE não se encontravam nos autos, ‘ e outras ainda não foram objeto de transcrição e digitalização, daí a necessidade de revisão do referido despacho para evitar lesão ao princípio da ampla defesa que, como se sabe, nulifica o processo’, aumentando em 15 dias o prazo que denunciados apresentem ou aditem a defesa.

Em seu despacho, o desembargador afirma que parte do conteúdo que foi analisado a partir dos celulares apreendidos dos investigados ainda permanece sob sigilo. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arraiá solidário da AACC, em prol das crianças com câncer, já tem data em 2025

Carreta do Hospital do Amor percorre bairros e cidades de MS

Prevenção ao câncer: unidade móvel oferta exames de mamografia gratuitos em Campo Grande

Execução aconteceu na frente de uma escola (Foto: Reprodução, Polícia Nacional)

Polícia procura por mulheres envolvidas na execução de advogado ligado a Jarvis Pavão

‘Cadê a mãe?’: Adolescente abraçava pai morto dentro de carro e gritava por socorro na BR-262

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

Executado com 12 tiros no Tiradentes tinha mais de 20 passagens por roubo e associação criminosa 

CBF confirma: Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira

Vacinação contra gripe avança, mas Dourados segue com leitos de UTI lotados

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Aos 62 anos, Demi Moore foi eleita a mulher mais bonita do mundo pela “People”

A atriz e modelo norte-americana recebeu, pela primeira vez, o título de World’s Most Beautiful, uma celebração anual das “estrelas que redefinem a beleza, vivem a vida nos seus próprios termos e nos inspiram ao longo do caminho”. Para a “People”, que lançou a iniciativa em 1990, Demi Moore é um “ícone de beleza há … Continued

MidiaMAIS

Sozinho, psicólogo de MS decide largar tudo e ir para o ‘fim do mundo’ de bicicleta: ‘eu e Deus’

Psicólogo estima que pedalará mais de 9 mil quilômetros até seu destino, no extremo sul do continente

Le Blog Maria Antonia

A febre dos Labubus, brinquedos com carinha de boneca e orelhas de coelho, que viraram os chaveiros da vez

Os Labubus, lançados pela marca chinesa Pop Mart, se transformaram em item de moda e estão sendo usados como enfeite em bolsas de famosas. A tendência ganhou força depois que a cantora Lisa, do grupo sul-coreano Blackpink,apareceu com o boneco pendurado em sua bolsa. A partir daí, outras personalidades passaram a aderir. Fotos : Reprodução/ … Continued

Le Blog Maria Antonia

Emily em Paris: 5ª temporada tem visual renovado e cenário italiano

As filmagens de Emily em Paris já começaram, e a Netflix não demorou a revelar as primeiras imagens de Emily Cooper pelas ruas de Roma na 5ª temporada da série. No entanto, a maior mudança não é o novo cenário italiano, e sim o novo corte de cabelo de Emily: nesta temporada, a personagem vai … Continued