Sindicatos devem pedir a Temer volta da CGU

Com a exoneração do ex-ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, na segunda-feira (30), o chefe da Controladoria Regional da União do Estado, José Paulo Barbiere, voltou a assumir o cargo da direção do órgão. Segundo ele, a saída de Silveira levou todos os chefes das Controladorias Regionais que entregaram seus cargos a voltarem ao posto.

Barbiere deixou a chefia do órgão de fiscalização nesta segunda-feira (30), junto a outras 22 lideranças das sessões estaduais e aproximadamente 200 ocupantes de cargos de direção e assessoramento superior, em protesto à permanência de Silveira à frente do Ministério da Transparência. O ex-ministro apareceu em gravações criticando a Operação Lava-Jato, que investiga irregularidades na Petrobrás.

Questionado sobre se haverão novas iniciativas da Controladoria para cobrar mais transparência do governo, Barbiere afirmou que “todos os órgãos que combatem a corrupção têm o desafio diário de promover a fiscalização, independentemente do governo”. Ele concluiu que é difícil avaliar os desafios do governo Temer, mas que “os órgãos de fiscalização devem trabalhar sem posição partidária ou política”.

Os sindicatos regionais e nacionais dos órgãos de controle se mobilizam para pedir ao presidente interino Michel Temer (PMDB) a volta da CGU (Controladoria Geral da União), em detrimento do Ministério da Transparência, para que não haja a perda da identidade do órgão independente e mais efetividade nas ações de combate à corrupção.

(Sob supervisão de Evelin Araujo)