Vai disponibilizar informações à situação dos 69.852 servidores

Com objetivo de disponibilizar aos servidores as informações pessoais e funcionais através de um acesso rápido e fácil, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Administração e Desburocratização, lança na próxima quarta-feira (28), às 9h, no auditório da governadoria, o Portal do Servidor. Além de disponibilizar todas as ações direcionadas ao funcionalismo estadual, o novo canal de comunicação vai permitir a consulta, com total segurança, dos dados pessoais e funcionais do servidor de forma simples e rápida.

A ferramenta, que estará disponível no endereço www.portaldoservidor.ms.gov.br, vai disponibilizar todas as informações relativas à situação funcional dos 69.852 servidores, como a instituição de lotação e de exercício, benefícios como quinquênios e adicional por tempo de serviço, afastamentos, histórico funcional, férias regulamentares, informe de rendimentos, demonstrativos das margens consignáveis, além do contracheque mensal.

Para o secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, existe uma necessidade constante de o servidor consultar suas informações não só sobre os dados cadastrais, mas também em relação às dúvidas frequentes relativas à obtenção de benefícios. “Nosso principal objetivo é centralizar os dados de maneira que o acesso seja rápido, seguro e eficiente. Desta forma, ninguém mais precisará procurar seu setor de Recursos Humanos para obter essas informações que são de grande importância”, explica o secretário.

O Portal vai disponibilizar ainda outros dados, como formulários e requerimentos, calendário de pagamentos, esclarecimentos sobre direitos, deveres e benefícios do servidor.

Segurança

O sistema de acesso aos dados funcionais é semelhante ao usado nos bancos com uso de senha pessoal, sistema de segurança com código verificador e número de identificador exclusivo para o usuário. Para acessar suas informações o servidor público deverá digitar sua matrícula, seguido da senha de acesso ao holerite que é o número identificador, e o código verificador de letras e números que aparecerá no vídeo.

Essas medidas foram adotadas para garantir a privacidade dos dados funcionais dos servidores. De acordo com o Superintendente da Folha de Pagamento, Paulo Lopes, a ideia é impedir que pessoas não autorizadas se apropriem de dados cadastrais do servidor para outros fins. “As informações contidas no Portal são de caráter pessoal. Por isso, nós tivemos todo cuidado na implantação dessa ferramenta, usando de uma tecnologia de acesso que garante a segurança nos dados funcionais do servidor”.

Segundo Paulo Lopes, é muito importante que os servidores verifiquem, frequentemente, seus dados no Portal e certifiquem-se de que eles estão corretos. “O ideal é que a pessoa esteja sempre atenta a qualquer alteração nos seus dados, aumentando esse intercâmbio entre o servidor e o setor de Recursos Humanos”.

Interatividade

Outra novidade é a interatividade, que estará evidente logo na primeira página, por meio do destaque às redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, além da opção da ferramenta Fale Conosco. “É um princípio do governo Reinaldo Azambuja se comunicar permanentemente com o servidor e prestar contas das nossas ações ao funcionalismo que tem exercido um papel fundamental no desenvolvimento do Estado. É mais uma ferramenta para que o servidor tenha liberdade de consultar seus dados no momento que achar adequado, acompanhe as realizações e interaja com o governo fazendo seus questionamentos, dando sugestões, participando da gestão”, pontua Assis.