Pular para o conteúdo
Transparência

‘Conselhão’ dá 30 dias para MPE-MS cumprir Lei de Acesso à Informação

Ministério Público de MS descumpre lei há três anos
Arquivo -

Ministério Público de MS descumpre lei há três anos

O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) decidiu conceder mais 30 dias para que o MPE-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) regularize o portal da transparência, regulamentado pela lei de acesso a informação. A decisão é da sessão plenária do CNMP desta terça-feira (12).

Após perceber que o Ministério Público, ao invés de facilitar, dificultava o acesso à informação pela população ao divulgar apenas o número da matrícula do servidor e o salário, o CNMP determinou que o MPE-MS divulgasse o nome dos funcionários e suas respectivas remunerações, em setembro do ano passado.

Passados seis meses e sem cumprimento da decisão pelo MPE-MS, o CNMP concedeu mais 30 dias para o Ministério Público do Estado, assim como para outros nove Ministérios: Amazonas, Amapá, Ceará, Paraná, , Rondônia, , Ministério Público Militar e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios publicarem os atos.

A situação foi destacada por matéria da GloboNews, que realizou um levantamento em todos os Ministérios Públicos do país e apontou que quase 40% dos MPs dificultam a fiscalização da remuneração dos servidores. “Em alguns casos, como o de Mato Grosso do Sul, a divulgação de salários sequer é feita”, diz a matéria do último dia 30 de abril.

Além disso, o MPE-MS aparece com o pior site de transparência do país, em levantamento feito pelo CNMP. O Ministério é o último na avaliação geral dos itens, em uma lista de 30, que inclui os 26 Estados, o MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios), o MPM (Ministério Público Militar), o MPF (Ministério Público Federal), o MPT (Ministério Público do Trabalho) e o próprio Conselho.

Mato Grosso do Sul também é o menos transparente no gasto do dinheiro público, em último lugar no quesito execução orçamentária e financeira e quando presta contas por licitações, contratos e convênios.

Na transparência de gestão de pessoas, o MPE só não perde para o Ministério Público da Paraíba. Na verificação mensal, em março de 2015 o Ministério está em penúltimo lugar, perdendo o posto de último colocado para o Acre.

A conclusão da avaliação é da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do CNMP (CCAF), que realiza, a cada dois meses, pesquisas nos sites das unidades do Ministério Público da União e dos Estados. O objetivo é verificar o cumprimento da Resolução CNMP nº 86/2012, que disciplina o Portal da Transparência do MP.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputados aprovam projetos do Poder Executivo sobre arrecadação de impostos

PEC da Blindagem se estenderá a deputados estaduais e distritais

Repúdio: Kemp fala em retrocesso com a PEC da blindagem

De rabada a cupim assado, restaurantes de MS competem em concurso nacional de gastronomia

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Familiares acompanharam chegada de corpo de pecuarista morto em acidente de avião em MS

Bolsonaro tem ‘melhora parcial’, e continuidade da internação será reavaliada ao longo do dia

auxílio-aluguel

Está na lista? Emha convoca inscritos em programa habitacional

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Tenha piedade?’: Sucuri ‘amarra’ boca e olha nos olhos de jacaré antes de ser morta no Pantanal

Deu ruim: jacaré acabou com a raça de sucuri que tentou prender sua boca

Cotidiano

Fiscalização do TCE aponta desafios e avanços em conselhos tutelares de MS

Monitoramento realizado pelo Tribunal de Contas tem objetivo de contribuir com a atuação dos órgãos de proteção à infância em Mato Grosso do Sul

Brasil

Bolsonaro recebe alta hospital após crise de pressão e soluço

Ex-presidente foi internado na última terça-feira com urgência

Trânsito

Veículo tomba às margens da BR-163 em Campo Grande

Até o momento não há informações sobre o que provocou o acidente, ou se há vítimas