Pular para o conteúdo
Transparência

Briga na justiça pode adiar divulgação de salários pagos a servidores públicos

ACP entrou com ação pedindo que dados sejam divulgados
Arquivo -

ACP entrou com ação pedindo que dados sejam divulgados

Disputa judicial entre a Prefeitura de e a ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) pode adiar a divulgação, com base na Lei de Acesso à Informação, dos salários de todos os servidores públicos municipais. A discussão começou após divergências entre dados sobre vencimentos dos professores, desencadeando em uma ‘onda de transparência’ motivada pelo Jornal Midiamax, mediante uso da legislação.

No dia 22 de junho, a Prefeitura revelou lista nominal com os salários dos professores. Os dados foram conseguidos pelo Jornal Midiamax, com base na Lei de Acesso à Informação, por haver divergências entre números do Município e da ACP, decorrentes da campanha salarial dos professores, com greve deflagrada em 25 de maio.

Depois disso, outras quatro listas foram divulgadas, abrangendo servidores da enfermagem, da Guarda Municipal e de agentes de saúde e de endemias. Alegando “omissão seletiva” por “não divulgar a remuneração da totalidade dos servidores municipais de Campo Grande”, a ACP entrou com mandado de segurança pedindo liminar obrigando a Prefeitura “que divulgue imediatamente” os dados na internet.

A ação começou a tramitar no dia 29 de junho na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos. O juiz Marcelo Ivo de Oliveira mandou a Prefeitura se manifestar sobre o pedido, resposta que chegou no dia 10 de julho.

Nela, a Procuradoria Geral do Município diz, em resumo, não haver elementos legais que fundamentem a concessão de medida liminar na ação. “Pois de todos os ângulos que se olha verifica-se a ausência seja dos requisitos à antecipação de tutela seja a medida liminar”, escreve o procurador Henrique Anselmo Brandão Ramos.

Um dos argumentos é de que a lei não permite liminar contra o Poder Público esgotando o objeto da ação, como seria o caso. Por fim, a PGM entende que “outro caminho não há a trilhar senão pugnar pela negativa aos pedidos iniciais”.

O juiz ainda não se manifestou sobre o pedido da ACP. A Prefeitura, em outras ocasiões e inclusive ao sindicato dos professores, afirmou que fará a divulgação das listas nominais de salários.

Da mesma forma, o governo de Mato Grosso do Sul prepara um novo Portal da Transparência no qual haverá dados sobre os salários de todos os servidores, segundo o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB). Projeto neste sentido começou a tramitar na Assembleia Legislativa na quinta-feira (16).

A Lei de Acesso à Informação é a número 12.527/2011. Em abril deste ano, o STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu, em decisão unânime, que é legítima a publicação, inclusive em sítio eletrônico mantido pela administração pública, do nome de servidores e dos valores dos correspondentes vencimentos e benefícios.

Na ocasião desta decisão, o STF informou que o entendimento seria aplicado em 334 ações sobre o assunto as quais aguardavam opinião da instância máxima do Judiciário.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova projeto de Nelsinho que prorroga regularização fundiária na fronteira

Dívida Pública sobe 0,71% em julho e ultrapassa R$ 7,9 tri

Variações e poluição podem causar morte de cascudos na Ernesto Geisel

Governo aposta em I.A e levará Ceamca a 12 municípios para ampliar combate à violência doméstica em MS

Notícias mais lidas agora

Promotora quer explicação sobre devolução de R$ 349 mil a condenados na Tromper

Rota da Celulose: vencedora é convocada para contrato após recurso do K&G ser rejeitado

Erro em ultrapassagem teria causado acidente com explosão e mortes na BR-267

Funsat promove feirão de empregos no Guanandi na sexta-feira com oferta de 300 vagas

Últimas Notícias

Esportes

João Fonseca é superado por número 22 do mundo e se despede do US Open

Chegou a jogar de igual para igual no primeiro set

Polícia

Homem é preso com moto roubada em blitz na Lúdio Martins Coelho

Ele estava em uma moto Honda CG125 Fan

Economia

Brasil e México firmam acordo para cooperação agropecuária

Memorando será criado um grupo de trabalho com representantes das áreas

Polícia

Caminhoneiro tenta dispensar droga mas é preso com 41 Kg de cocaína

A droga era transportada em um caminhão